"
O projeto busca o resgate da autoestima e incentivo ao estudo e trabalho
O saldo do trabalho realizado no projeto Jovem talento já garantiu que quatro alunos conseguissem entrar para o mercado de trabalho. Além disso;* na próxima semana o curso de pintura em tela será iniciado. E estão previstos também que até Setembro começam as aulas nos cursos de pedraria;* entalhes em madeira e mosaico. Também já estão sendo viabilizadas mais equipes técnicas para as aulas.
Atualmente são oferecidos outros diversos cursos em três horários. De manhã e a tarde são feitas aulas de bordado em geral;* manicure;* tecelagem;* customização;* artesanato em geral;* informática;* garçom;* culinária e manipulação de alimentos. São atendidos na parte da manhã os adolescentes de 12 a 14 anos;* e durante a tarde são os jovens de 14 a 20 anos.
Nos cursos noturnos são atendidos os familiares dos alunos e os demais adultos que desejam participar. Os cursos disponíveis são de panificação;* confeiteiro;* artesanato em geral;* informática;* garçom e manipulação de alimentos.
A coordenadora do projeto;* Clarice Gimenes salienta que hoje existe uma lista de espera com mais de 30 pessoas para participarem das aulas. “Assim que uma vaga fica em aberto;* ela já é preenchida rapidamente;* a demanda está grande.”
Além de preparar para o mercado de trabalho;* estimular a diminuição da evasão escolar e o manter a frequência e notas na escola é um dos grandes pontos trabalhados do projeto. De acordo com a diretora de departamento de proteção social básica;* ligado so Semas;* Regina Piva;* mesmo que o aluno não esteja na escola;* o projeto visa trabalhar a diminuição da evasão escolar e o incentivo a profissionalização através do estudo e atividades socioassistenciais.
Luana Cibeli;* 15;* ressaltou sobre a importância de estar no Jovem Talento para sua vida. “O meu rendimento escolar está muito melhor do que em relação a quando eu não participava das aulas aqui e também minha relação familiar melhorou.”
Os cursos oferecidos ainda deram a chance de que quatro alunos deixassem a evasão escolar e voltassem para a escola.
Com o objetivo de garantir um emprego quando sair do projeto;* Edivaldo Miguel Reis;* contou que deseja se profissionalizar e que está ansioso na entrar no mercado de trabalho. O jovem de 15 anos ainda fala que tem a chance de aprender muito e pretende participar de todos os cursos oferecidos no projeto.
A secretária de Assistência Social;* Isaura Gaspar;* destaca que o Projeto jovem Talento tem como objetivo ocupar o tempo dos participantes com cursos profissionalizantes;* além de proporcionar ao participante a oportunidade de descobrir uma habilidade para que ela resgate sua autoestima;* sua valorização profissional e inserção social.
Neste sentido;* Clarice Gimenes ainda enfatizou que o projeto propõe a realização de diversas atividades para que o jovem se sinta mais motivado e incentivado a mostrar suas habilidades. ""Os grupos estão adorando tudo o que aprendem. O Projeto Jovem Talento com certeza tem um papel importante para os jovens e adultos que é incentivar o trabalho;* geração de renda e o estudo para que eles se sintam uteis na vida”.
O Projeto Jovem Talento;* é uma iniciativa da Secretaria de Assistência Social;* através do Centro de Reestruturação da Família (Cerfa) O telefone para contato é 3496-2969.
"Prefeitura da Estância Turística
Tupã