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Visando melhorias nas estradas rurais de Tupã;* o Prefeito Ricardo Raymundo;* junto com os técnicos da Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Urbano;* visitou nesta semana diversas estradas na intenção de realizar testes para substituir as pontes de madeira por uma estrutura mais duradora e resistente as águas da chuva.
De acordo com o prefeito Ricardo Raymundo;* a iniciativa visa garantir e melhorar a trafegabilidade nas estradas não pavimentadas e;* consequentemente;* economizar recursos públicos;* uma vez que as pontes com estrutura em concreto e aço são mais duradoras e demandam menos manutenção.
“Nós tivemos recentemente alguns problemas com quedas de pontes de madeiras que dão acesso aos moradores de residenciais rurais a cidade. Infelizmente temos registros até de tubulações;* de obras mal elaboradas;* que as chuvas mais fortes conseguiram levar. Então estamos visitando e numerando quais são as pontes que mais são utilizadas e qual a melhor estrutura para cada ponte;* pois dependendo o trafego da estrada rural a ponte precisa ser mais forte;* podendo ser construída até com aço e concreto”;* contou.
De acordo com Ricardo;* além de melhor significativamente a passagem pelas estradas rurais;* as pontes de concreto e aço também garantirão maior economia com a manutenção.
“A prefeitura vem buscando cada vez mais soluções viáveis que tenha maior custo benefício;* ou seja;* ao invés de fazer ponte de madeira vamos usar concreto e aço;* são obras mais duradouras;* mas que exigem uma certa tecnologia;* por isso estamos realizando essas visitas e já estamos fazendo testes também para saber como faremos os pilares de concreto”;* explicou.
Segundo ele;* vale ressaltar que a iniciativa ainda está em fase de teste e será necessário muito estudo para a construção de pontes de concreto;* já que a região de Tupã contém um solo mais arenoso;* impossibilitando firmeza à estrutura.
“Por enquanto estamos apenas realizando os testes necessários para conseguirmos levantar a base das pontes e logo em seguida montar o sistema de aço e concreto. A primeira ponte que já estamos realizando esses testes com a perfuratriz é a ponte da estrada Santa Estela;* que é uma ponte que as águas da chuva levou já há algum tempo”;* revelou.
Ricardo falou da importância da substituição das pontes de madeira pelas estruturas de aço e concreto e ainda contou que todas as construções serão realizadas com recursos próprios da prefeitura;* garantindo agilidade as obras.
“Não podemos em pleno século XXI ficar investindo recursos públicos refazendo pontes de madeira;* que são pontes mais baratas;* mas a manutenção é grande. Um ponte de madeira dura em média de 1 a 5 anos no máximo;* dependendo muito da intensidade das águas da chuva e também da trafegabilidade do local;* já uma ponte de aço e concreto dura uma média de 20 a 30 anos;* e é essa estabilidade que queremos dar a nossa população.
Para finalizar;* o prefeito listou alguma das pontes que passarão por testes nos próximos meses e ainda pediu paciência aos motoristas que utilizam as estradas rurais e aos moradores da região;* já que as estradas ficarão interditadas para as melhorias.
“Já fizemos uma pequena lista com pontes de 10 a 12 metros para iniciarmos os testes de estruturação e perfuratriz. Temos prioridade nas pontes da Estrada Santa Estela; na Granada; no São Martinho;* que estão em situação precária; e também a ponte de Varpa;* que fica na divisa com Quatá. Pedimos assim a paciência da população que utiliza essas estradas;* pois quando os testes e as obras iniciarem terão que interditar as estradas para garantir maior qualidade nas obras. Estamos trabalhando para transformar a realidade da infraestrutura da nossa cidade. O desafio é grande;* mas entendemos que com a parceria e apoio da sociedade conseguiremos avançar"";* concluiu.
"Tupã