Prefeitura promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Educação - Quinta-feira, 18 de Maio de 2017


Prefeitura promove ações de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado no dia 18 de maio, a Prefeitura de Tupã, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está provendo diversas ações de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. A programação conta com atividades culturais, seminário e passeata na região central.

De acordo com a Secretária Municipal de Assistência Social, Ana Claudia Lavagnini da Costa, durante todo o mês, foram realizadasapresentações nas escolas municipais, capacitações com profissionais da área e ainda premiações para concurso de frases e cartazes de combate ao abuso e exploração sexual infantil.

“Todas as atividades propostas visam alertar, sensibilizar e conscientizar a população inclusive, as próprias crianças e adolescentes que eles também podem e devem denunciar qualquer tipo de abuso”, contou.

O ponto alto da programação, segundo Ana Claudia, será a passeata pela Avenida Tamoios, que terá inícioàs 9 horas, defronte a Secretaria Municipal de Cultura, onde os participantes distribuirão panfletos com orientações sobre a violência sexual e como denunciar os casos suspeitos.

“Além da premiação para o concurso de frases e cartazes de combate ao abuso e exploração sexual infantil que será realizado no Quinta com Arte de hoje, teremos também a passeata ‘Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes’, que será realizada com a intenção de falar sobre a importância do engajamento da sociedade como um todo para impedir a prática de qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes”, explica.

Segundo Ana Claudia, criado pela Lei Federal n.º 9970/00 em 18 de maio de 2.000, o Dia Nacional de Combate foi escolhido em razão do “Crime Araceli” - uma menina de apenas oito anos de idade que teve os seus direitos humanos violados e foi assassinada em Vitória (ES), em 1973. A data tem o objetivo de mobilizar e convocar a sociedade brasileira a proteger suas crianças e adolescentes.

“As atividades que referenciam a data, devem reunir profissionais que atuam com crianças e adolescentes em situação de abuso e exploração sexual, entidades sociais, projetos municipais e população em geral, para sensibilizar e estimular a sociedade quanto à necessidade de realizar denúncias de casos de violência sexual e outras violações de direitos”, conta.

Para a secretária, a violência contra crianças e adolescentes se expressa de diferentes formas e pode provocar sérios problemas de ordem física e emocional, podendo levar à morte. “Devemos fortalecer o compromisso de enfrentamento, através de ações articuladas entre o poder público e sociedade civil”, finaliza.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã