Cerca de 40 profissionais de enfermagem da Secretaria Municipal de Saúde;* que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e unidades de Programa Saúde da Família (PSFs) participaram de mais uma capacitação na última quarta-feira. O treinamento é para que os profissionais entendam e atualizem seus conhecimentos sobre as técnicas de vacinação e manejo com o equipamento de aplicação de vacinas.
De acordo a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde;* Joselaine Pio Rocha;* o treinamento;* que foi realizado no anfiteatro do Instituto Federal;* foi ministrado pela enfermeira Silvia;* responsável pelo setor de imunização regional e também pela divisão de imunização da regional de Marilia;* além da enfermeira Maria Luiza;* responsável pelo subgrupo de divisão de imunização de Tupã.
Segundo Josi;* o treinamento visa capacitar os enfermeiros da rede municipal de saúde;* assim como atualizar os servidores sobre as técnicas e manejo da imunização.
“A atividade teve como principal objetivo esclarecer sobre conceitos em imunização e calendário básico;* técnica de aplicação;* notificação de eventos adversos pós-vacinação;* transporte e armazenamento adequado dos imunobiológicos;* organização e higienização adequada de uma sala de vacina e tambémrepassar as normas e rotinas visando uniformizar o atendimento melhorando a qualidade dos serviços prestados”;* contou.
A enfermeira ainda ressaltou que eventos como estes são fundamentais para a qualificação dos profissionais que atuam diretamente nas aplicações de vacinas;* garantindo também maior segurança na aplicação das doses.
“Buscamos oferecer atuação efetiva de todos os enfermeiros nas salas de vacinas;* proporcionando a população um serviço de qualidade;* cumprindo metas estabelecidas pela nossa regional”;* destaca.
Segundo a enfermeira Karen Bezerra;* as constantes mudanças no calendário de vacina foi outro tema do treinamento com ênfase na atualização dos Protocolos do Ministério da Saúde e Secretaria Estadual de Saúde em salas de vacina.
Para ela;* a capacitação também foi uma oportunidade para se atualizar;* já que as vacinas e as normas técnicas estão em constante mudança. “Este momento nos incentiva a estar sempre pesquisando;* buscando novas informações sobre as vacinas que aplicamos;* para que possamos fortalecer junto à comunidade a prevenção por meio da imunização”;* finalizou.
Tupã