Na última sexta-feira (9);* a Prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Educação;* realizou no Salão do Clube dos Comerciários o lançamento oficial do projeto “#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro”. Na oportunidade estiveram presentes autoridades locais;* representantes da Rede Estadual de Educação;* empresários;* membros do Legislativo e convidados.
De acordo com o secretário Municipal de educação;* Mauro Guerra;* o projeto faz parte das metas para tornar a educação em Tupã mais efetiva;* complementando o ensino da rede municipal.
“Nesse lançamento oficial pudemos realizar a apresentação do projeto com a participação efetiva dos nossos parceiros;* comerciantes;* instituições religiosas;* de ensino;* militares e também com as famílias;* e ainda tivemos a honra de apreciar a palestra com a doutora Adriana;* que é o exemplo que através do ensino que conseguimos vencer;* ou seja;* tivemos um grande evento que foi realmente um sucesso o lançamento do projeto ‘#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro’”;* contou.
Segundo Mauro;* para a educação de qualidade ainda existe;* não só em Tupã;* mas no país inteiro;* vários desafios. A primeira atividade efetiva dentro do projeto foi à Olimpíada Municipal de Matemática;* da qual a cerimonia de premiação foi realizada junto com o lançamento do projeto “#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro”.
“A educação exige maiores cuidados;* porque o que se aprende com a educação se leva para toda a vida e queremos entregar para os nossos alunos o melhor que a educação pode oferecer aplicando atividades efetivas e projetos contundentes. Estamos com a base da sociedade em nossas mãos;* já que somos responsáveis pelo ensino das crianças na melhor fase para o aprendizado de valores e princípios. Essa é a fase mais importante na formação de caráter;* pois após esta idade muitas influencias já estão sedimentadas”;* explicou.
De acordo com Mauro;* a ideia principal do projeto é unir todos os segmentos da sociedade em favor da educação. Os comerciantes e empresários podem se transformar em parceiros da educação;* apoiando todas as competições que serão desenvolvidas nas escolas.
“Estamos vivendo tempos onde muitos jovens e adolescentes estão perdendo a capacidade de sonhar e muitas vezes se envolvendo em situações que prejudicam a si;* a família e a toda a sociedade. Nosso objetivo é unir a sociedade;* as famílias;* as autoridades e empresários para ajudar essas crianças e adolescentes a se tornarem cidadãos de bem. Junto com esse projeto;* os empresários e comerciantes podem ser parceiros nesta descoberta do valor do estudo e podemos unir forças;* como se ele adotasse uma criança para apoiar os estudos”;* esclareceu.
Durante a apresentação oficial do projeto;* também houve a palestra da Dra. Adriana Maria Queiróz;* Tupãense que através dos estudos se tornou Juíza de Direito no estado de Goiás.
Em discurso;* a Juíza de Direito relembrou quando ainda residia em Tupã e falou da importância da educação. Além disso;* a Dra. Adriana Maria Queiróz ainda elogiou o projeto “#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro”;* criado pela Secretaria Municipal de Educação.
“É um prazer voltar aqui na cidade natal;* na ocasião do lançamento do projeto que fala justamente do valor da educação. A minha vida é um exemplo claro do que se consegue através da educação;* pois já trabalhei de faxineira na santa casa de Tupã e estudei minha vida toda em escola publica na cidade;* fiz a minha faculdade de direito e hoje alcancei o cargo de juíza. Belo exemplo da Prefeitura em motivar e fazer esse chamado a todos;* não apenas jogando a responsabilidade no município;* mas o chamado a família e a comunidade para que todos unidos caminhem em prol da educação. É sempre bom motivar os nossos adolescentes que são o nosso futuro. Quero agradecer a população de Tupã por apoiar esse projeto;* as pessoas que estiveram presentes e principalmente a Prefeitura;* por não desistir das nossas crianças e adolescentes e investirem na educação desses”;* finalizou.
Futuro
O secretário relevou que como parte do projeto;* nos meses de junho e outubro todos os alunos serão testados por meio de simulados;* que irá traçar um diagnostico de como anda o ensino no município. No 2º semestre a competição será de redação;* avaliando também a língua portuguesa.
Também serão envolvidas as instituições religiosas com a criação do projeto denominado “Pais de valor”. Nesta modalidade as escolas serão utilizadas para levar aos pais o apoio na criação dos filhos e na importância do estudo para a mudança de vida.
“Os encontros se iniciam no mês de julho que é um período de férias;* com atividades para as crianças e principalmente para os pais. A ideia é deixar de lado a doutrina de cada um e sem proselitismos;* levar valores e princípios na educação dos filhos a todos os pais”;* explica.
O Projeto pais de valor também proporcionará cursos de capacitação aos finais de semana aos pais dos alunos;* que terá como objetivo o aumento de renda da família;* transformando o espaço escolar como espaço educativo para toda a família.
Segundo ele;* da mesma forma o projeto contará com o envolvimento das instituições de ensino da cidade;* tendo a confirmação da participação efetiva da UNESP;* FACCAT;* FADAP;* Centro Paula Souza e Instituto Federal;* onde os alunos dos 5ºs anos serão levados as instituições de ensino;* para realizar visitas monitoradas as instalações;* laboratórios e demais espaços e terão palestras motivadoras.
“Essa iniciativa funciona como uma forma de desenvolver nas crianças;* a vontade de estudar nestas instituições;* despertando nelas o desejo pelo ensino”;* ressalta.
Tiro de Guerra
O projeto “#Soumaiseducação – Não vai faltar futuro”;* também conta com a parceria do Tiro de Guerra de Tupã com o projeto“Atirador Mirim”;* onde as crianças escolhidas receberão instruções de ética;* cidadania;* respeito;* amor á pátria;* meio ambiente;* entre outros;* além de fardamento;* calçados e alimentação.
Tupã