Estrutura pode ser dividida em institutos de agronomia;* turismo e tecnologia;* com sede em Tupã
Na noite da última quinta feira;* dia primeiro de agosto;* mais um importante passo foi dado no sentido de se buscar a implantação e instalação de uma universidade federal na região Oeste do Estado de São Paulo. Uma reunião na cidade de Marília;* entre prefeitos e o deputado Vaccarezza;* do PT;* confirmou que a iniciativa é altamente viável;* conta com o apoio da maioria dos prefeitos da região e um projeto de autoria do deputado será protocolado na Câmara dos Deputados;* em Brasília;* na próxima terça feira;* dia 6.
Segundo o deputado Vaccarezza;* após a oficialização do pedido;* um grande trabalho político precisa ser feito em toda região;* que envolve 200 municípios e uma população que chega próximo a 4 milhões de pessoas e não conta com universidade federal. “Precisaremos de um relatório sócio econômico de cada cidade;* uma comissão encarregada do trabalho e acompanhamento;* além do apoio popular através de seminários;* audiências públicas;* e a manifestação da sociedade;* demonstrando que o assunto é prioridade e que todos estão engajados na busca desta universidade federal para o Oeste Paulista”.
Alem do prefeito Manoel Gaspar e do Vice Thiago Santos;* participaram o prefeito de Marília Vinícius Camarinha;* de Parapuã;* Samir;* alem de vereadores;* assessores;* secretários municipais e representantes de prefeitos de mais 10 cidades;* que confirmam o interesse na implantação da Universidade do Oeste Paulista;* como vem sendo chamada pelo deputado Vaccarezza e os prefeitos.
Também fizeram parte da reunião;* levando dados técnicos e informações importantes sobre o trabalho regional necessário para a implantação de uma universidade federal na região;* Sebastião Silva assessor parlamentar do deputado Vaccarezza e Márcio Lima;* doutor em sociologia e que fez parte de um grupo de trabalho que implantou novas universidades federais em todo o pais.
Vinicius Camarinha mostrou interesse na vinda da universidade;* colocou a força política da cidade a favor deste trabalho e elogiou a iniciativa do prefeito e vice de Tupã;* que há anos vem batalhando para que este sonhos se torne realidade. “O Mané Gaspar e o Thiago estão trabalhando há muito tempo por esta conquista para toda a região e nós também estaremos colocando empenho e força política para que nossa região seja beneficiada. Já fomos chamados corredor da fome;* mas hoje nos transformamos no corredor do desenvolvimento”;* disse Camarinha.
Durante a reunião;* ficou acordado que um novo encontro estará sendo realizado dentro de aproximadamente um mês e que poderá ser até em Brasília;* entre o deputado Vaccarezza;* o Ministro da Educação Aloizio Mercadante e aproximadamente 10 prefeitos da região;* para entregar ao Ministro documentos de apoio das cidades;* e a presença física dos governantes. “Vamos levar até o Ministro a demonstração de que temos uma região unida por uma causa e que temos condições de receber e buscar o desenvolvimento através desta universidade federal”.
CURSOS E LOCAL
Durante a reunião e entrevistas;* os prefeitos e o deputado evitaram falar sobre possíveis cursos ou locais que poderiam abrigar a universidade federal. “O primeiro passo é unir a região em torno da proposta;* buscar apoio dos prefeitos;* vereadores e da sociedade;* para somente depois falarmos em cursos ou em cidades que poderão abrigar a estrutura”;* disse Vaccarezza;* informando aos presentes que não é o tamanho da cidade que irá definir o local de implantação da universidade;* mas sim uma série de outros fatores;* o que qualifica Tupã como uma cidade passível de ser a sede da universidade.
Sobre os cursos;* Vaccarezza disse que a estrutura da possível universidade irá levar em conta fatores de desenvolvimento regional;* focado na qualidade de vida;* desenvolvimento e vocação econômica e viabilidade técnica para a implantação dos cursos. “Esta região tem grande potencial turístico;* agronômico e tecnológico e vamos batalhar para que tenhamos a valorização destas vocações”.
Vaccarezza também esclareceu que a universidade pode ser implantada em forma de institutos federais de desenvolvimento;* instalados em locais diferentes;* ligados a uma cidade sede e que traga educação de qualidade e formação de mão de obra para vários pontos da região Oeste. “Tupã é muito forte;* entre outras coisas;* no amendoim;* o que pode viabilizar um instituto de desenvolvimento agronômico;* atrelado a vocação desta região. Temos também a tecnologia e o turismo como pontos fortes de toda região e vamos lutar para que esta universidade explore alem de outras vocações;* também estas”.
O prefeito Manoel Gaspar saiu otimista do encontro e confirmou que continuará trabalhando fortemente para que este sonho que começou em Tupã se transforme em realidade. “Estamos no caminho certo;* pois assim também começamos na Unesp e no Paula Souza e hoje temos duas grandes instituições de educação. Com a federal também acredito que teremos a colheita de bons frutos”;* enfatizou.
O vice;* Thiago Santos;* que trabalha por este projeto há muitos anos também fico otimista e confirmou que vai buscar ainda mais o apoio e o entendimento da região. “eu sempre acreditei e a cada dia confio mais na idéia de que Tupã e nossa região;* finalmente terão uma tão sonhada universidade federal. Sei que não é fácil;* mas se não dermos início nada acontecera. Eu e o Manoel vamos nos dedicar ainda mais em busca deste sonho para a nossa população”;* disse Thiago.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã