PROCON de Tupã já prestou quase dois mil atendimentos em 2017

Administração - Segunda-feira, 26 de Junho de 2017


PROCON de Tupã já prestou quase dois mil atendimentos em 2017

O PROCON - Programa de Proteção e Defesa do Consumidor é um dos principais instrumentos utilizados na defesa de direitos dos clientes. Em Tupã, órgão é vinculado à Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e, entre os meses de dezembro e maio deste ano, prestou uma média de 1.890 atendimentos ao público.

Em suma, foram feitas 627 consultas simples, aquelas de orientação e solução de dúvidas ao consumidor; 716 Atendimentos Preliminares, que antecedem o processo administrativo e correspondem ao envio de uma carta ao fornecedor para solução do processo; enviadas 233 Cartas de informação Preliminar (CIP) aos fornecedores, quando o PROCON não conseguiu o compromisso no atendimento da solicitação e ainda prestados 314 Atendimentos Extra-Procon, quando o consumidor procurou auxílio sobre assuntos que não eram de competência do órgão.

Desde março deste ano, o PROCON de Tupã adotou algumas medidas que melhoraram o atendimento ao consumidor. O horário que antes era 7h30 às 14h30, passou a ser das 7h30 às 17 horas, sem intervalo para almoço. Além disso, o Programa de Proteção e Defesa do Consumidor agora funciona na Avenida Tapuias, 907, sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico.

De acordo com o secretário da pasta, Marcus Zanelato, o antigo prédio que ficava na Praça da Bandeira, não oferecia as mínimas condições de acessibilidade e obrigava os consumidores que não tinham condições de passar pelas escadas a serem atendidos na calçada. “Todas essas mudanças foram fatores positivos para o PROCON. Agora, o público é atendido de maneira confortável, em local climatizado e em baias de atendimento que garantem a privacidade”, comenta Marcus.

O secretário concluiu dizendo que a capacitação que os servidores receberam, também traz ao consumidor uma política de esclarecimento e conscientização da legislação. “Esse trabalho possibilita que os funcionários do PROCON ajudem e ensinem aos consumidores como lidar com as diversas situações enfrentadas no dia a dia, com relação aos seus diretos”.


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