Secretaria de Cultura Estuda Criação da Academia Municipal de Letras

Planejamento e Infraestrutura - Segunda-feira, 05 de Agosto de 2013


Secretaria de Cultura Estuda Criação da Academia Municipal de Letras

Atendendo a um pedido do Prefeito Manoel Gaspar e do vice Thiago Santos, o Secretário de Cultura Charles dos Passos reuniu-se com o Dr. Alcione Alcântara Gonçalves, para discutir a criação e formação de uma Academia Municipal de Letras.

Este Projeto idealizado e há muito almejado pelo médico, é uma forma de homenagear e ajudar aos escritores municipais na realização de terem suas obras conhecidas, Dr. Alcione levou este desejo ao conhecimento do Prefeito, que prontamente aprovou e o encaminhou para a Secretaria Municipal de Cultura, agendando uma reunião entre o Secretário e o médico.

O Projeto trata-se da criação de uma Academia Municipal de Letras aos moldes da Academia Brasileira de Letras. A Academia Brasileira de Letras (ABL) foi fundada pelo escritor Machado de Assis em 20 de julho de 1897. Ele queria criar uma casa que pudesse tratar e cuidar das questões relativas à língua e à literatura do Brasil. A sede fica no Rio de Janeiro.

Assim como a Academia Nacional a Academia Municipal será composta por membros efetivos e perpétuos (significa que eles ficam no cargo até morrer), e só poderão ser membros efetivos da AML os Tupãenses que tenham, em qualquer dos gêneros de literatura, publicado obras que foram reconhecidas por sua qualidade ou valor literário.

“Já estamos fazendo um levantamento dos escritores Tupãenses com obras publicadas, nos mais diversos gêneros literários como pesquisas, teses, poesias, crônicas, contos entre outros, para fazerem parte da AML e comporem mais esta parte da história cultural de nossa Estância” Comentou o Secretário de Cultura Charles dos Passos.

O desenvolvimento Cultural de nossa Estância é uma das bases de governo do nosso Prefeito e do Vice Thiago Santos que vêem na cultura o crescimento de uma população.

Para o Prefeito a cultura se torna essencial na formação crítica e desenvolvimento de um cidadão, segundo ele é através dos conhecimentos adquiridos ao longo da vida que o individuo cresce e se desenvolve.

A formação desta Academia é mais um passo para elevar culturalmente o nome de Tupã a nível estadual e nacional, pois com o levantamento dos escritores de nosso município levaremos ao conhecimento, de nossa população, obras desconhecidas de autores e escritores, até então anônimos, que pertencem a nossa Estância e fazem parte da história literária de nosso país.

“Um povo com cultura é um povo mais desenvolvido, mais sensível e menos doente, pois através do desenvolvimento cultural de uma pessoa ela se torna mais crítica, mais sábia e mais coerente em suas ações. A criação desta Academia será um marco para o município e gravará o nome dos autores para a posteridade.” Finalizou o Secretário de Cultura.


Prefeitura da Estância Turística


Tupã