Ricardo Raymundo participa de reunião que discutirá possível reativação da ferrovia na região

Administração - Terça-feira, 25 de Julho de 2017


Ricardo Raymundo participa de reunião que discutirá possível reativação da ferrovia na região

O Ministério Público Federal;* em parceria com a empresa Rumo Logística;* concessionária da malha de ferrovias do Estado de São Paulo;* realiza nesta terça-feira (25);* no Salão Brigola Buffet;* rua Brasil 1210;* as 19h30;* um encontro com autoridades de Tupã e prefeitos da região para discutir a reativação da malha ferroviária paulista.

O evento;* que contará com a presença do Deputado Estadual Reinaldo Alguz e o Deputado Federal Evandro Gussi;* irá discutir propostas para a reativação da malha paulista de trens e do ramal entre Bauru;* Marília à Panaroma;* para trens de distribuição de cargas.

Segundo a Secretaria de Administração e Governo;* o objetivo é levar para o encontro técnicos das cidades envolvidas;* empresários e representantes que possam ser envolvidos na discussãosobre transporte de cargas;* gestores públicos;* classe política e representantes da sociedade interessados no tema.

“O encontro não deve apresentar datas ou prazos e nem representa a retomada efetiva da malha. O objetivo é discutir a viabilidade;* os investimentos

necessários;* que estão relacionados a cerca de 5 bilhões;* o potencial da região para contar com o serviço e as implicações da retomada”;* afirma.

De acordo com o secretário Municipal de Administração e Governo;* Moacir Monari;* a renovação da malha envolve investimentos grandes;* de longa duração e que precisam ser sustentadospor volume de carga e tempo de movimentação suficientes para justificar a medida.

“A discussão sobre a malha ferroviária envolve diversas questões;* como impacto urbano;* pedidos para criação de contornos e anéis ferroviários;*formação de áreas de depósito e embarque dos trens;* pátios de manobra e segurança;* geração de empregos indiretos;* entre outros”;* explicou.

Para finalizar;* o secretário explicou ainda que a ativação da ferrovia representa um avanço sem precedentes para toda a nossa região;* desenvolvendo a infraestrutura logística;* potencializando investimentos e barateando em até 30% o custo de deslocamento das mercadorias.

“Esta nova realidade coloca Tupã na rota do crescimento econômico e social sustentável;* aproximando as cidades do oeste paulista;* indústrias regionais e empreendimentos do mercado de exportação”;* finalizou.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã