A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou diversas atividades durante o mês de julho;* voltadas às crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Jovem Talento.
A secretária municipal de Assistência Social;* Ana Cláudia Lavagnini;* explicou que o projeto Jovem Talento mantêm um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos;* destinados a crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 15 anos.
“O projeto é realizado de janeiro a dezembro para meninos e meninas. Realizamos um importante trabalho com essas crianças e adolescentes e neste mês de julho;* período de férias escolares;* realizamos diversas atividades para as crianças com piquenique;* cinema;* pipoca;* são várias atividades que foram preparadas com muito carinho”;* disse.
Ana Cláudia explicou que os alunos do período da manhã e da tarde compareceram no projeto;* participaram ativamente e mostraram empenho e dedicação nas atividades.
“Eles confeccionaram as pipas e durante a tarde tiveram o momento de lazer e diversão soltando pipas. Eles tiveram orientações sobre a escolha de cores;* montar e juntar o corpo da pipa;* rabiola. Abordamos também questões sobre segurança;* orientamos a usar cerol na linha;* o que pode prejudicar muitas pessoas e ferir eles próprios e orientamos também em quais locais eles podem soltar pipas como terrenos limpos;* destampados e sem fiação elétrica para que não ofereça risco à criança e nem às pessoas”;* informou.
Projeto Jovem Talento
De acordo a secretária;* o Jovem Talento oferece aulas de interpretação de texto;* judô;* artesanato;* orientação social;* aula de manicure e pedicure e computação;* Taekwondo;* recreação e bordado. Todos os cursos são oferecidos nos período da manhã e da tarde. As atividades focam nas habilidades gerais;* capacidade comunicativa;* inclusão digital e ações socieducativas.
Segundo ela;* o programa busca promover a convivência social;* além de atuar na prevenção;* formação e informação de crianças e adolescente;* por meio de oficinas e do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. “Nós temos consciência do quanto é importante que os usuários participem dessas atividades;* por isso nós ampliamos o serviço”;* ressaltou.
A secretária ressalta ainda que o projeto contribui também para a participação cidadã e uma formação geral;* além de estimular e incentivar que as crianças e adolescentes retornem ou permanecem na escola.
“O projeto oferece a proteção social como serviço de ação continuada a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social;* assegurando espaços de referência e de participação;* de relações de afetividade;* de respeito e de autoridade que garantam a ampliação de seu universo de trocas culturais;* o acesso à tecnologia e a experimentação da participação na vida pública”;* finalizou.
Tupã