A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi confirmado na tarde de ontem o 1º caso de dengue deste semestre. O caso pertence a zona Oeste da cidade.
De acordo com informações do secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* a paciente encontra- se bem e desde ontem já está sendo orientada quanto ao uso de repelente.
“Tivemos a confirmação do 1º caso de dengue neste semestre;* sendo que já foram confirmados mais 5 casos positivos no semestre passado. A equipe do Setor de Combate a Endemias em parceria com o agentes comunitários de saúde iniciará hoje;* logo pela manhã;* as atividades de bloqueio e controle de criadouro visando a quebra da cadeia de transmissão da doença”;* informou.
A Enfermeira do setor;* Juliana Yuri UejiBegnossi;* esclareceu que a partir de hoje será trabalhada uma área de 500 metros de bloqueio e controle de criadouros e 200 metros da nebulização a partir da residência do caso confirmado.
A secretaria de Saúde solicita que toda a população continue colaborando nas ações de combate ao mosquito eliminando toda água parada que possa servir de criadouro do mosquito Aedes aegypti.
Ações Contínuas
Segundo Juliana;* medidas simples podem ajudar a deixar o mosquito bem longe das residências;* evitando assim a proliferação e a disseminação das doenças causadas pelo Aedes aegypti.
“Vale ressaltar também que outras medidas contribuem para evitar a transmissão da doença como uso de repelentes;* camisas de manga longa;* calças e a instalação de telas em portas;* janelas e ralos”;* ressaltou.
A enfermeira ressaltou que a prevenção é uma das principais maneiras de se evitar a dengue;* febre chikungunya e zika vírus. Além das ações da Prefeitura;* com manutenção e limpeza das áreas públicas;* a população tem também um importante papel no combate ao mosquito Aedes aegypti.
Ela concluiu informando que à população que ao apresentar qualquer sintoma característico das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti como febre alta;* dor de cabeça;* no fundo dos olhos ou nas articulações;* a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente. Em caso de suspeita de dengue a Secretaria Municipal da Saúde;* iniciará todas as atividades de controle da transmissão da doença.
Tupã