Cia de Dança recebeu mais um Workshop do “Programa de Qualificação em Dança 2017”

Educação - Quinta-feira, 03 de Agosto de 2017


Cia de Dança recebeu mais um Workshop do “Programa de Qualificação em Dança 2017”

Desde abril;* a Cia de Dança Stylo Black de Tupã está participando do “Programa de Qualificação em Dança 2017”;* que é realizado com o objetivo de oferecer orientação artística a grupos;* companhias ou coletivos de teatro e de dança no interior;* litoral e região metropolitana de São Paulo;* exceto capital.

A Prefeitura;* por meio das Secretarias Municipais de Cultura e Esporte em apoiado o evento para valorizar os grupos de dança de Tupã. Segundo o secretário municipal de Cultura;* Caio Aoqui;* o grupo Stylo Black é uns dos 10 grupos de dança do estado;* selecionados através de edital de chamamento publico pelo Programa de Qualificação em Dança 2017.

“O grupo já está recebendo todo mês em espaços das secretarias municipais de esportes e da cultura;* orientação artística com profissionais especializados da Secretaria de Estado da Cultura;* por meio da Poiesis (Organização Social da Cultura). No final de julho;* a Cia Stylo Black recebeu mais uma visita de São Paulo;* onde a Orientadora;* Artista da Dança e Educadora;* Cristiane Santos;* ministrou o “Workshop de Danças Brasileiras e suas poéticas cênicas”.

O secretário municipal de Esportes;* Marco Pinheiro acrescentou que o Programa é resultado da experiência do Projeto Ademar Guerra;* projeto de orientação artística a grupos de teatro;* criado em 1997;* referência de política pública de formação artística.

“Temos que apoiar esse projeto que valoriza os grupos de dança do Estado de São Paulo. Entre todos os participantes do programa;* foram escolhidos 10 grupos de dança do Estado de São Paulo e Tupã teve um grupo contemplado. O grupo recebeu recentemente um Workshop de Danças Brasileiras e suas poéticas cênicas com uma excelente profissional que é a Cristiane;* que é formada em Comunicação das Artes do Corpo - PUC/SP com habilitação em Dança de 2006 a 2008. Ela também é formada em teatro pelo curso técnico de ator do SENAC-SP e como arte educadora pelo Instituto Brincante;* São Paulo;* Graduanda em Letras na Universidade Anhembi Morumbi – SP e Fundadora e integrante dos núcleos cênicos Cia ‘As Marias e Cia Corpocena’”;* informou.

A Diretora Artística do Stylo Black;* Marysa Ébano;* destacou que o grupo Stylo Black foi identificado;* dentro do projeto qualificação;* como um potencial e dentro de um número de 10 cidades selecionadas pela Secretaria do Estado de São Paulo;* o grupo está representando a cidade de Tupã.

“Estamos muito felizes com os resultados;* todas as integrantes estão aprendendo muito e estamos trabalhando bastante. Nós nos dedicamos à dança quase oito horas por dia e também aos finais de semana para montar o espetáculo denominado ‘Empoderamento Black’. Nosso objetivo é representar Tupã na 1ª Mostra do Programa em Campinas;* que será nesse mês e também na Mostra final;* que será em São José dos Campos em setembro”;* disse.

O Curador Artístico do Programa de Qualificação em Dança;* Ismael Ivo;* destacou por meio de uma carta aos artistas;* que o programa acredita na capacidade da arte em inspirar mudanças e no poder de transformação a percepção de vida.

“Atuar como um espelho da sociedade faz parte da nossa capacidade de resistir às dificuldades que sempre estiveram presentes;* como termômetro e expressão dos nossos anseios;* desejos e perspectivas.

Vivemos um período difícil em uma atmosfera de batalhas e conflitos. O Programa de Qualificação em Dança propõe o diálogo por meio da orientação artística;* tornando-se um agente provocador que possibilita o intercâmbio de conhecimento e experimentação de novas linguagens.

Ele finalizando ressaltando que os grupos têm a oportunidade de apresentar suas questões;* sonhos e desejos em um processo de criação artística refletindo e descobrindo novos caminhos para consolidar sua identidade.

“O Programa atua como colaborador e facilitador desse processo. O termo qualificar significa identificar talentos e potencializar os indivíduos e;* talvez;* novos artistas. A equipe de artistas-orientadores sai a campo e percorre o interior;* litoral e região metropolitana de São Paulo;* proporcionando a expansão de novas ideias e;* quem sabe;* redefinindo o futuro da dança no Estado de São Paulo”;* concluiu em sua carta.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã