Programa Escola da Família comemorou 14 anos de existência

Obras e Planejamento - Quinta-feira, 31 de Agosto de 2017


Programa Escola da Família comemorou 14 anos de existência "

O Programa Escola da Família foi instituído no dia 23 de agosto de 2003 pela Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo e Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

O projeto proporciona a abertura das escolas da Rede Estadual de Ensino;* aos finais de semana;* no período das 9 às 17 horas;* com o objetivo de criar uma cultura de paz;* despertar potencialidades;* ampliar horizontes;* incluir;* estimular o protagonismo juvenil e valorizar o trabalho voluntário.

Em Tupã contamos com sete escolas com o Programa: E.E. Prof. Anísio Carneiro;* E.E. Irene Resina Migliorucci;* E.E. Índia Vanuíre;* E.E. Joaquim Abarca;* E.E. Luis de Souza Leão;* E.E. Maestro Nelson de Castro e E.E. Sebastião Teixeira Pinto.

Cada escola organiza as atividades;* oficinas e projetos centrados nos quatro eixos: esporte;* trabalho;* cultura e saúde e que atendem às expectativas do público participante visando a inclusão;* a participação ativa da comunidade escolar e extraescolar;* maior participação de pais e alunos na construção de uma cultura de prevenção;* de espectadores críticos conscientes e na construção de uma escola mais solidária. Visa no protagonismo juvenil ações que dão vazão à criatividade e à expressão artística;* no uso de expedientes da linguagem visual;* dramatizada;* plástica e tantas outras que compõem a leitura da arte no mundo.

Milhares de universitários;* de todo o Estado de São Paulo;* dedicam hoje;* seus finais de semana ao Programa Escola da Família e;* em contrapartida;* têm seus estudos custeados por um dos maiores programas de concessão de bolsas de estudo do País;* realizado em convênio com instituições particulares de Ensino Superior – O Programa Bolsa Universidade.

Esses convênios garantem aos universitários 100% de gratuidade nos seus cursos;* sendo 50% da mensalidade para pelo Estado e o restante financiado pela própria faculdade. Os universitários contribuem com seu empenho e dedicação para o crescimento da comunidade local e;* quando formados;* acrescentarão ao currículo uma preciosa experiência;* enriquecida por valores como a responsabilidade social e participação comunitária.

Em comemoração ao “XIV Aniversário do Programa” e realização do evento “Agita Família da Paz e Solidariedade”;* a Coordenação Regional organizou para dias 26 e 27 de agosto;* atividades culturais e interativas.

No sábado (26) de agosto as equipes do Programa Escola da Família das unidades escolares: E.E. Prof. Anísio Carneiro;* E.E. Irene Resina;* E.E.Prof. Sebastião Teixeira Pinto;* E.E. Luiz de Souza Leão;* E.E. Índia Vanuíre;* E.E. Maestro Nelson de Castro e E.E. Joaquim Abarca;* promoveram no Salão de Reuniões da Diretoria Regional de Ensino de Tupã: Abertura oficial do evento com a acolhida da Dirigente Regional de Ensino Lucimeire Rodrigues Adorno;* um minuto de silêncio para contemplação e meditação silenciosa;* gesto de respeito;* às mulheres vítimas de violência. Apresentação Teatral: Cordel de Adolescente (Sylvia Orthof);* apresentado pela Profa. Marcinha Moureira da Cia. Flor de São João;* Prólogo: Lampião e Maria Bonita no Reino Divino (Anna Maria Dias);* com Vereador;* Advogado e funcionário público Charles dos Passos;* oficina de artesanato ""Boneco de Jornal"";* com o funcionário público municipal Luciano Januário;* música ambiente com o voluntário de Iacri Cícero Quer;* Mestre de Cerimônia com Paulo César (Pézão);* dança “Zumba” com Prof. de Educação Física Anderson CirianiZim (Estúdio Mundo Fitness);* todos voluntários.

Contamos com as presenças ilustres: da Dirigente Regional de Ensino de Tupã Lucimeire Rodrigues Adorno;* Prefeito Ricardo Raymundo;* Vice-Prefeito Caio Aoqui;* secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez;* Supervisores de ensino;* vereador Eduardo Edamitsu;* membros e professores do Projeto Adolescente Consciente;* colaboradores;* voluntários;* vice-diretores;* educadores universitários e TV Câmara. Todos parabenizaram o Programa pelo importante e eficiente trabalho desenvolvido nas escolas do município de Tupã.

A Coordenadora do Programa Escola da Família da Diretoria Regional de Ensino de Tupã;* Rosana Zamana;* responsável pela organização do evento;* destacou a importância do programa para as escolas estaduais e municipais;* para os universitários;* na inclusão e desenvolvimento das crianças;* jovens e comunidades.

O secretário municipal de Cultura;* Renato Gonzalez também prestigiou o evento e esclareceu que o Programa Escola da Família oferece oportunidades àqueles que tenham interesse em cursar uma faculdade.

“Temos que celebrar os 14 anos do Programa Escola da Família;* já que é através desse programa é possível que a população tenha mais oportunidades de entrar na faculdade. Os bolsistas desenvolvem atividades;* oficinas e projetos aos finais de semana;* em escolas estaduais ou municipais (dos municípios conveniados) do Estado de São Paulo;* atividades compatíveis com a natureza de seu curso de graduação ou de acordo com as suas habilidades pessoais”;* ressaltou.

Já no domingo (27);* o evento contou com o I Festival de Dança Urbana do Município de Tupã. Na manhã do domingo;* a comemoração dos 14 anos do Programa continuou com a participação das sete comunidades do PEF espantando a preguiça na “Caminhada do Bem” promovida pela UNIMED de Tupã e doação de produtos de higiene para o Lar Santo Antônio.

No período da tarde todos também participaram do “I Festival de Dança Urbana - Breakpã X Battle“(Batalha de Bboys);* organizado pelo Programa;* em parceria com o Grupo Arte Break de Tupã e comércio local. O evento contou com apoio da Secretaria Municipal de Cultura (Parceira);* Ong Umont e o Fotógrafo Marcel Yazawa.

A população;* os vice-diretores e universitários do Programa prestigiaram uma batalha de dança break/hip hopsendo campeão em 1º lugar;* dentre 10 participantes de Tupã e região;*o palestrante e “Bboy”Gustavo Fernandes;* apelido “Nyambertal” da cidade de Birigui.

Participaram também de palestra interativa sobre o surgimento do hip hop com o “Bboy”Nyambertal;* palestra com Roberto Luiz de Lima (Instrutor de Dança Urbana de Rancharia);* Mestre de Cerimônia com André Ébano;* na discotecagem B Boy Daniel Monkeyx (Huck);* B Boy Jeferson Carlos como jurado e voluntário do PEF e apresentação de Rap com Rogério Anjos;* que trouxe com as rimas e ritmo marcante do Rap;* mensagens sobre Paz e as belezas da nossa cultura.

A Coordenação Regional do Programa Escola da Família agradeceu a todos pela presença e enaltece a importância do trabalho voluntário;* acima de tudo um ato de amor;* respeito;* compaixão;* justiça e solidariedade. “O serviço de voluntariado representa oferecer;* espontaneamente;* o seu melhor para colaborar com a melhoria contínua do outro. Isto é altamente positivo;* pois quando nos abrimos a esta possibilidade e;* doamos o nosso tempo;* além de evoluir como ser humano;* também ajudamos a construir um mundo melhor”;* concluiu a Coordenação Regional do Programa Escola da Família.

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã