"
Trabalho será feito com as mães do maternal;* em todas as creches da cidade
O programa ""Creche Amiga da Amamentação"" foi lançado pelo prefeito Manoel Gaspar na última quinta-feira (08). O projeto pioneiro no município e em toda região é resultado de uma parceria entre o banco de leite do hospital São Francisco;* as secretárias de Educação e Saúde;* além da Fundação Abrinq.
O principal objetivo do programa é incentivar o aleitamento materno. As mães que desejarem ir até a creche;* terão um espaço reservado e tranquilo para o momento da amamentação. Elas podem também deixar seu leite em um local adequado na própria instituição.
A diretora de núcleo educacional;* Andreia Doretto;* explica que as creches municipais terão uma sala especifica para as mães que quiseram amamentar seus filhos no local;* proporcionando assim;* privacidade e conforto. “A amamentação fortalece o vínculo entre mães e filhos;* desenvolvendo principalmente entre eles uma relação de amor;* confiança e segurança.”
A implantação do projeto se divide em três etapas:
A primeira etapa foi uma reunião com os auxiliares de desenvolvimento e coordenadores das creches;* que passaram por um treinamento e qualificação durante uma semana visando a importância da atitude. Também serão feitas reuniões com todos os pais das crianças incentivando que participem.
A segunda etapa consiste na criação do ‘cantinho da amamentação’ em todas as creches municipais.
A última etapa será feita mediante visitas para monitorar as ações implementadas;* incentivando boas práticas;* como o uso da caneca ao invés da mamadeira. Além de estimular e incentivar as mães sobre a coleta de leite humano em casa ou na própria creche.
Lançamento
No lançamento do programa estavam presentes;* o prefeito Manoel Gaspar;* diversas autoridades como a vice-prefeita de Iacri;* Marina Pacarano;* o secretário de Saúde de Bastos;* Valdir Dezan;* Renata Guilherme;* Secretária de Saúde de Herculândia;* o Dr. Luis Carlos Barefati da Unimed de Tupã;* a dentista Rose Chiaradia;* consultora internacional em lactação e também a representante da área de direito à proteção especial da Fundação Abrinq;* Márcia Thomazinho. Estudantes das faculdades de Tupã também estavam presentes.
Na oportunidade;* o prefeito Manoel Gaspar ressaltou que estas ações são de educação e de saúde preventiva. “Nós queremos estimular a prevenção;* através do projeto;* proteger as crianças;* alertar as mães sobre os benéficos do aleitamento materno. Cada um fazendo um pouco a um resultado ainda maior na melhora da qualidade de vida das pessoas.”
O Dr. Dalton Chiaradia médico pediatra do Hospital São Francisco destacou que o programa é uma conquista que ficará marcada pela qualidade e sensibilidade com o olhar humano;* para o desenvolvimento das crianças atendidas. “A iniciativa desta gestão merece meu agradecimento;* pois representa um grande diferencial”;* finalizou.
"Prefeitura da Estância Turística
Tupã