Fazendo parte da grade de curso de capacitação;* a Escola de Formação Industrial “Paulo Renato Stort” (Senai) em parceria com a Prefeitura dará início hoje ao curso Programação e Operação de Torno CNC.
As aulas estendem até o dia 1º de março de 2018 e serão realizadas de terça e quinta-feira;* das 19 às 22 horas;* na escola no Senai;* localizado na rua Tapajós;* 804. O curso de aperfeiçoamento profissional tem por objetivo o desenvolvimento de competências para operar e programar Torno CNC.
O coordenador do Senai;* Israel Velloso Neto “Tutu” informou que o curso abordará o conteúdo programático;* onde os alunos terão contato com a teoria e a prática. “Serão abordados comando numérico: função; vantagens do comando numérico; máquina-ferramenta: características; sistemas de coordenadas cartesianas: regra da mão direita; sistema de coordenada absoluta; sistema de coordenada incremental; pontos de referência: ponto zero da máquina; ponto zero da peça; definição de ponto zero e a sua importância na programação de máquinas a comando numérico”;* informou.
Ele informou também que os alunos terão contato com as funções de programação para interpolação linear e circular: movimento rápido; interpolação linear com avanço programável; interpolação circular horária e anti-horária; compensação do raio da ferramenta; descompensação do raio da ferramenta; cálculo técnico; teorema de pitágoras; trigonometria; programação; funções auxiliares; funções miscelâneas; funções especiais; ciclos fixos; sub-programas e rotinas.
Além disso;* já na área de operação;* o curso abordará: edição de programas; referenciamento de máquina; modo manual; preset de ferramentas; sistema de fixação de material; modo automático; referenciamento da peça; teste com avanço de trabalho; teste gráfico de programa; corretor de ferramentas; usinagem de peças; mensagens de falhas e alertas; ferramentas de corte: geometria; seleção da ferramenta; problemas no torneamento e parâmetros de corte.
O coordenador finalizou informando que o interessado deverá;* no início do curso;* ter no mínimo 16 anos de idade;* ter concluído o Nível Fundamental;* ter concluído a qualificação profissional Mecânico de Usinagem Convencional ou comprovar conhecimentos e experiências anteriores referentes a esse aperfeiçoamento;* adquiridos em outros cursos;* no trabalho ou em outros meios informais.
Tupã