Durante o período de tempo seco;* onde a umidade relativa do ar está baixa;* a Secretaria Municipal de Saúde reforça as orientações à população para as doenças respiratórias mais comuns nesta época do ano;* como gripe;* rinite;* sinusite;* bronquite;* pneumonia;* asma;* laringite e faringite;* além de sangramentos nasais.
O tempo seco resseca as vias aéreas e prejudica a proteção natural do nariz;* feita por uma secreção líquida que reveste a região. Com isso;* facilita a entrada de vírus e bactérias;* deixando o corpo mais vulnerável.
A baixa umidade também dificulta a dispersão de poluentes;* como poeira;* poluição que saem dos automóveis;* ácaros e fungos;* que ficam no ar e podem ser inalados;* favorecendo problemas respiratórios e infecções.
De acordo com a médica especialista em pediatria da Secretaria Municipal de Saúde;* Camila Carneiro Gonçalves;* a hidratação é a principal recomendação tanto para a prevenção como para o tratamento. “É importante ingerir muita água e líquidos saudáveis;* como chás;* água de coco e suco de frutas. Além disso;* também é necessário lavar as narinas com soro fisiológico sem conservantes de forma constante”.
Outros cuidados como lavar o rosto várias vezes ao dia;* umidificar o ambiente;* evitar exposição solar prolongada e exercícios físicos intensos também podem ajudar. “A exposição ao ar-condicionado também pode causar doenças respiratórias;* porque o aparelho retira a umidade do ar para resfriar. É recomendado que haja umidificador no local”;* ressalta a pediatra.
Ainda de acordo com Camila;* sangramentos nasais também podem ser comuns nesta época. “Se o sangramento pode acontecer;* mas caso se torne frequente é necessário procurar atendimento médico”;* disse. “Caso a população apresente algum sintoma dessas doenças respiratórias;* a recomendação é nunca se automedicar e sim procurar as unidades de saúde”;* finalizou.
Tupã