"
As inscrições do Concurso Público para preenchimento de 135 cargos nas Residências Terapêuticas;* que serão implantadas em Tupã pela prefeitura;* seguem até o dia 9 de outubro e podem ser feitas online pelo site www.dedalusconcursos.com.br.
O candidato poderá se inscrever para apenas um cargo por período de prova;* manhã ou tarde. A seleção será feita por meio de avaliação da qualificação técnica dos candidatos;* com provas objetivas de caráter classificatório e eliminatório;* que irão relacionar conhecimentos básicos e específicos exigidos para a atribuição de cada cargo e sua singularidade.
O concurso oferece 15 vagas para cozinheiro;* 15 vagas Auxiliar de Atividades Gerais;* 90 vagas para Cuidador;* 15 vagas para Técnico de Enfermagem. Além disso;* haverá ainda cinco cargos de confiança;* aprovados pela Câmara Municipal;* para os coordenadores das casas.
As contratações serão feitas conforme os parâmetros estabelecidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT);* por prazo indeterminado;* em conformidade e enquanto durar o convênio para execução das Residências. Os salários oferecidos variam entre R$ 922;*39 e R$ 1.345;*11;* para jornada de trabalho semanal de até 40 horas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* a data prevista para a prova é 22 de outubro. “O local de realização irá depender da quantidade de inscritos”;* disse.
Ainda segundo Laércio;* a previsão é que os funcionários possam ser contratados a partir 6 de novembro. “Estamos correndo contra o tempo com a compra e montagem de móveis e das casas que irão abrigar as Residências Terapêuticas;* pois temos uma data final determinada pelo juiz para implantá-las;* que é dia 20 de novembro”;* informou o secretário.
Residências Terapêuticas
As Residências Terapêuticas foram instituídas pela Portaria/GM nº 106 de fevereiro de 2000 e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A política antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta;* está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa em centros psiquiátricos em nome de falsos tratamentos. Em Tupã;* quase 140 pacientes da Aapehosp (Associação Amigos dos Pacientes
Egressos dos Hospitais Psiquiátricos) esperam para serem transferidos para as
Residências Terapêuticas que serão implantadas no município.
A primeira unidade foi instalada em dezembro de 2015;* na Avenida Tapuias e atende 10 pacientes;* todos ex-moradores do IPT. Através da Residência Terapêutica;* os pacientes vivem de forma diferenciada da instituição asilar;* com toda assistência e acompanhamento necessários.
Além de toda estrutura oferecida aos pacientes-moradores;* outro diferencial neste tipo de atendimento é que os assistidos mantém uma rotina diária de atividades;* similar à rotina de um lar.
"Tupã