Durante o “Dia D” da Campanha de Multivacinação que ocorreu no último sábado (16) em mais de 15 pontos vacinais distribuídos pelo município;* as salas de vacina foram fiscalizadas pela responsável pelo Programa de Imunização do Sub-Grupo de Tupã;* Maria Luiza Cavalhieri.
De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* foi observado o estado geral das salas de vacina bem como a atuação dos profissionais.
Além da fiscalização;* os enfermeiros foram orientados sobre a importância do armazenamento correto das doses e também sobre a higienização das salas e das mãos. “A vistoria das salas de vacina é importante já que prioriza a qualidade das vacinas e mantém as salas bem estruturadas”;* disse Joselaine.
Ainda segundo ela;* a supervisão ocorre pelo menos duas vezes ao ano;* e uma das vezes é geralmente durante as campanhas de vacina. Além do armazenamento;* a limpeza e higienização;* foram observados ainda os impressos que devem estar nas salas nas salas;* como manuais e protocolos vacinais.
“Quando possível;* é supervisionada ainda a prática da aplicação da dose;* se é feita em local correto;* se a mãe é orientada quanto à vacina que a criança está recebendo;* os efeitos colaterais;* cuidados pós-vacinação;* enfim”;* conta a enfermeira da Vigilância Epidemiológica.
Além disso;* as unidades de saúde também são orientadas quanto à busca de pessoas faltosas;* que estão com a caderneta desatualizada.
Campanha de multivacinação
A Campanha de Multivacinação;* promovida pelo Ministério da Saúde;* teve início em 11 de setembro e vai até o dia 22;* em todas as unidades de saúde. A campanha é destinada a crianças e adolescentes de 0 a 14 anos.
As vacinas disponíveis para as crianças são: Hepatite A;* Hepatite B;* Rotavírus Humano;* Pneumocócica 10 Valente;* Meningocócica C Conjugada;* Poliomielite Inativada (VIP);* Poliomielite oral (VOPb);* DTP (difteria;* tétano e coqueluche);* BCG (formas graves de tuberculose na infância);* Tríplice Viral (sarampo;* rubéola e caxumba);* Tetraviral (sarampo;* rubéola;* caxumba e varicela);* Pentavalente (difteria;* tétano;* coqueluche;* haemophilus tipo b e hepatite B);* contra o Papilomavírus Humano (HPV) e Difteria e Tétano (dT).
Já para os adolescentes de até 14 anos;* estão disponíveis as vacinas Tríplice Viral (sarampo;* rubéola e caxumba);* contra o Papilomavírus Humano (HPV);* Difteria e Tétano (dT);* Febre Amarela;* Hepatite B e Meningo C.
Tupã