Secretaria de Saúde orienta sobre aumento nos casos de caxumba

Educação - Segunda-feira, 25 de Setembro de 2017


Secretaria de Saúde orienta sobre aumento nos casos de caxumba

A Secretaria Municipal de Cultura está realizando diversas ações para conscientizar a população sobre a caxumba e varicela. Além do dia “D” de vacinação;* as equipes também intensificaram as ações nas creches.

A enfermeira da vigilância epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* informou que os casos de caxumba estão aumentando;* por esse motivo;* a equipe da Vigilância Epidemiológica está trabalhando para cuidar dos casos já foram diagnosticados.

“Mesmo para os casos que forem diagnosticados em clínicas particulares;* é necessário e extremamente importante que a pessoa que contraiu a doença deve ligar na Secretaria de Saúde para comunicar o diagnóstico da caxumba”;* informou.

A enfermeira esclareceu que a partir do caso diagnosticado;* as equipes devem tomar uma série de medidas preventivas e orientadoras. “Após ter a confirmação do caso de caxumba;* as equipes se mobilizam para realizar ações nas escolas e creches;* empresas;* casas;* como bloqueios;* orientações e avaliação das carteiras de vacina”;* explicou.

Jose informou ainda assim como a maioria das infecções virais;* a caxumba é tratada naturalmente pelo organismo. Felizmente;* a maioria dos adultos e crianças se recupera da caxumba sem grandes complicações em duas semanas. De forma geral;* a pessoa que contraiu a doença não é mais considerada contagiosa uma semana após o diagnóstico e pode retomar as atividades cotidianas.

“A caxumba é causada por um vírus que se espalha de pessoa para pessoa por meio de saliva infectada. Caso não tenha tomado a vacina;* pode contrair caxumba ao conversar muito próxima da pessoa infectada;* beijá-la ou até mesmo compartilhar utensílios como talheres;* colheres e pratos. Uma vez infectada com caxumba;* outras pessoas podem contrair a doença no período entre seis dias antes do início dos sintomas até cerca de 9 dias após o início dos sintomas. O período de incubação (tempo até o início dos sintomas) pode ser de 14 a 25 dias;* sendo mais comum ocorrer entre 16 a 18 dias”;* concluiu.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã