O vereador Alexandre Scombatti apresentou ao prefeito Ricardo Raymundo;* no final da tarde desta segunda-feira (25);* a minuta do projeto de lei que tem por objetivo instituir em Tupã o programa Bolsa Atleta. A iniciativa pretende fomentar o desenvolvimento do esporte amador no município;* estimulando o crescimento físico e intelectual de adolescentes e jovens;* além de garantir melhores condições de treinamento a esportistas já formados.
Na solenidade de entrega do documento;* que aconteceu no Paço Municipal e mobilizou quase 100 atletas;* treinadores e dirigentes de diversos clubes tupãenses;* Scombatti destacou a importância do esporte como ferramenta de transformação social. “Nosso objetivo é incentivar o desenvolvimento nos esportes;* mas as vantagens deste projeto vão muito além. Com ele;* vai ser possível garantir que nossos jovens continuarão convivendo em ambientes saudáveis e desenvolvendo o senso de disciplina;* respeito ao próximo e perseverança;* que são muito comuns no meio esportivo”;* refletiu.
“O projeto prevê algumas condições para que o atleta seja beneficiado. No caso dos mais jovens;* é preciso que eles apresentem rendimento escolar satisfatório;* entre outras coisas. Com isso;* pretendemos estimular também o crescimento pessoal de crianças e adolescentes”;* acrescentou Alexandre Scombatti;* defensor da ideia de que não se pode dissociar o crescimento físico do intelectual.
Segundo ele;* o projeto foi recebido com entusiasmo pelos representantes de vários setores esportivos de Tupã;* principalmente porque;* se aprovado;* deve garantir um incremento considerável na prática de diversas modalidades;* que atualmente recebem pouco incentivo.
“No passado;* perdemos muitos atletas de ponta;* que foram treinar em outras cidades que ofereciam melhores condições”;* recordou o jornalista esportivo Mauri Libero Zezzi;* dirigente do Tupã Basquete.
“Atualmente temos grande dificuldade em manter nossos jogadores;* principalmente quando eles chegam à adolescência e precisam se dedicar a outras atividades. Muitos;* por questões econômicas;* param de treinar para tentar conseguir um trabalho e isso prejudica o desenvolvimento”;* destacou o treinador do Tupã Basquete;* Clayton Luiz Alves de Lima.
O trabalho realizado pela equipe que ele comanda vem colocando a cidade em posição de destaque no cenário esportivo nacional;* mesmo com as dificuldades geradas pela falta de apoio.
“Caso este programa seja instituído;* poderemos fazer muito mais”;* avaliou. “Além da busca pela excelência esportiva;* nos dedicamos também em moldar o caráter destes jovens;* por isso é importante que eles se sintam estimulados a permanecer no esporte. Este programa terá papel fundamental para que isso aconteça”;* complementou a técnica Natane Barroso;* que também atua no Tupã Basquete.
Técnicos presentes ao encontro destacaram que a falta de incentivo é sintomática no país e que;* na grande maioria dos casos;* o sucesso no esporte vem acompanhado de grande dose de sacrifício pessoal;* principalmente por conta da falta de apoio financeiro.
“No Brasil;* algumas modalidades esportivas recebem pouco ou nenhum patrocínio;* por isso o estímulo oficial é fundamental para que consigamos formar atletas de ponta”;* observou a treinadora de tênis de mesa Miki Hayashi;* que também acompanhou a solenidade.
“Com este projeto;* com certeza;* o esporte deve ganhar grande impulso na cidade. A bolsa deve incentivar os jovens e dar-lhes tranquilidade para se manterem focados nos treinos”;* acrescentou o professor de natação Marcelo Mazzaro;* responsável pela formação de dezenas de crianças e adolescentes tupãenses;* que também vêm se destacando pelos resultados obtidos em diversas competições.
“Mesmo sem apoio oficial;* conseguimos fazer um bom trabalho com dezenas de crianças e adolescentes de Tupã. Alguns;* inclusive;* já estão sendo observados por grandes clubes de futebol do Brasil e têm boas chances de;* um dia;* se tornarem profissionais. Mas;* o que tem mais peso em todo esse processo é a formação social;* que vai garantir sucesso na vida mesmo longe dos gramados”;* sublinhou o técnico Thiego Gonçalves Andrade;* do Clube Recreativo Alto Sumaré;* equipe que também é destaque em diversos campeonatos.
“Para os atletas que participam de competições internacionais;* todo apoio é sempre bem-vindo. Isso garante tranquilidade para nos concentrar nos treinamentos e;* com isso;* melhorar nosso rendimento”;* frisou Sidney Crispim “Murphy” Gomes;* atleta que nos últimos anos coleciona uma série de medalhas em competições nacionais e internacionais de jiu-jitsu e levantamento de peso.
Busca pela excelência
O secretário municipal de Esportes e Recreação;* Marco Antonio Pinheiro;* que participou da reunião junto com o prefeito e o secretário de Administração e Governo;* Moacir Monari;* explicou que a pasta vai analisar o projeto e pretende implantá-lo de modo gradual;* seguindo o limite orçamentário.
“Nosso maior interesse é promover o esporte na cidade e garantir condições para que todos os atletas consigam atingir o máximo de seu rendimento. Por isso;* vamos trabalhar para que este projeto seja implantado”;* garantiu;* afirmando que;* como acontece nos demais setores da administração;* o processo deve ser conduzido de maneira sóbria;* respeitando as limitações financeiras da Prefeitura.
Ao receber a minuta do projeto das mãos do vereador Alexandre Scombatti;* o prefeito Ricardo Raymundo destacou que seu governo é pautado pela busca pela excelência e que esta mentalidade se estende a todos os setores;* inclusive o esportivo.
“Queremos o que há de melhor para nossa cidade e isso passa também pelo investimento no esporte. Afinal;* sabemos como ele é importante para ajudar a formar cidadãos de bem e estimular o crescimento moral de nossos jovens. Quando estes atletas participam de competições na região;* no estado ou até mesmo fora do país;* estão;* acima de tudo;* ajudando a divulgar também o nome de Tupã. É um trabalho incrível o realizado por estes jovens e seus treinadores;* que se desdobram para fazer com que eles tenham desempenho cada vez melhor. Por isso;* vamos trabalhar para que;* na medida do possível;* possamos criar uma estrutura que ofereça condições ainda melhores de desenvolvimento para estes atletas”;* concluiu o prefeito.
Tupã