Devido à confirmação de mais um caso de dengue em Tupã no início da semana;* a equipe do setor de endemias da Secretaria Municipal de Saúde começou os trabalhos de nebulização nas proximidades da casa da paciente.
A nebulização foi realizada na quadra onde reside o caso positivo;* além de mais sete quadras nas proximidades;* já que a nebulização precisa cobrir o raio de 200 metros da casa do positivo. “Já o trabalho de bloqueio e controle de criadouros;* que também fazem parte da estratégia;* deve ser feito em um raio de 500 metros;* portanto;* esse trabalho será um pouco mais longo”;* informou.
Juliana Yuri Ueji Begnossi;* que é enfermeira do setor de endemias;* esclareceu que os trabalhos de nebulização estão previstos para ser concluídos amanhã;* mas tudo depende do andamento dos serviços.
“Os trabalhos de nebulização já foram realizados em cerca de 215 imóveis apenas na quarta-feira. Mas vamos continuar intensificando os serviços hoje e amanhã. Porém é extremamente necessário ressaltar que a população precisa colaborar com o nosso trabalho abrindo suas residências;* possibilitando que a nossa equipe faça a vistoria e a nebulização;* pois infelizmente ainda encontramos resistências nas visitas e as casas que não recebem todo esse trabalho;* possibilitam que o Aedes se abrigue no local”;* disse.
Juliana esclareceu que os trabalhos de nebulização estão cotando com 3 máquinas costais;* onde cada máquina trabalham 3 agentes de combate a endemias. Além disso;* trabalharam no suporte dessa ação um agente responsável pelo reabastecimento das máquinas;* além do supervisor do trabalho de campo. Já no trabalho de bloqueio e controle de criadouros de hoje;* os serviços contaram com 6 agentes.
Tupã