A Secretaria Municipal de Cultura realizou uma reunião com a equipe do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, gerida pela ACAM Portinari, para discutir elaboração de planejamento em atividades e visitas integradas.
Além disso, a reunião também foi realizada com o objetivo ampliar as visitas locais e divulgação de acervos históricos do Solar Luiz de Souza Leão. “O Solar já está atendendo em horário diferenciado, de segunda a sábado das 8 às 17 horas, fechando para almoço das 11 às 13 horas. Já durante o mês de novembro, o Solar terá horário de funcionamento das 8 às 17 horas, sem fechamento para almoço”, informou o secretário de Cultura, Renato Gonzalez.
O secretário informou também que durante a reunião, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo recebeu dicas e orientações dos educadores do Museu Índia Vanuíre para auxiliar e buscar o aumento no número de visitantes.
“Durante a reunião as educadoras mostraram maneiras para que as visitas ao Solar Luiz de Souza Leão sejam interessantes e atraiam a atenção da população e principalmente dos alunos, por meio de materiais pedagógicos”, informou.
A gerente do Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, Tamimi Borsatto esclareceu que foi realizado um mini-palestra para que durante as visitas monitoradas, as áreas do Solar sejam exploradas através de jogos educativos utilizando peças do acervo.
“O Núcleo Educativo do Museu realizou a reunião com as equipes da Secretaria de Cultura para que seja realizada uma parceria com interesse em trabalhar a história da cidade, a história do fundador de Tupã. Além disso, explorar também as áreas do Solar que contam a história do fundador, os costumes e sua tradição. Uma ótima ideia é realizar jogos educativos com as peças do acervo e diferentes linguagens direcionadas para cada público. O Solar tem uma riqueza cultural muito grande e precisa ser explorado da melhor forma”, disse.
Tupã