"
Cerca de 3300 pessoas se inscreveram no concurso público para preenchimento de 135 cargos nas Residências Terapêuticas;* que serão implantadas em Tupã pela prefeitura. A prova acontece neste fim de semana;* domingo (22);* nas salas de aula da Fadap/Fap - Faculdade de Direito da Alta Paulista e Faculdade da Alta Paulista;* dividida entre os períodos da manhã e tarde.
Na parte da manhã;* a abertura dos portões será às 8h15 e o fechamento às 9 horas;* para o cargo de cuidador. Já para os cargos de cozinheiro;* auxiliar de atividades gerais e técnico de enfermagem;* os portões estarão abertos a partir das 13h15 com fechamento às 14 horas.
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* explicou que no edital de convocação para as provas;* consta que os candidatos deverão comparecer no local de aplicação com antecedência mínima de 45 minutos;* munidos preferencialmente de caneta de tinta preta;* lápis e borracha;* e documento de identificação com foto. Sem o último não será possível prestar o concurso.
Ainda conforme o edital;* as provas objetivas de múltipla escolha terão duração máxima de 2h30 e mínima de 1 hora;* com caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;* sendo composta de 40 (quarenta) questões objetivas de múltipla escolha;* com quatro opções de respostas.
O edital completo com o nome dos candidatos;* sala de prova e demais informações pode ser acessado através do link http://gestoreditais.com.br/midias/edital/82/1215/homologacao-das-inscricoes-e-convocacao-para-a-prova-objetiva-pdf_117.pdf.
Residências Terapêuticas e Política Antimanicomial
As Residências Terapêuticas foram instituídas pela Portaria/GM nº 106 de fevereiro de 2000 e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A política antimanicomial se caracteriza pela luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental.
Dentro desta luta;* está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa em centros psiquiátricos em nome de falsos tratamentos.
Em Tupã;* quase 140 pacientes da Aapehosp (Associação Amigos dos Pacientes Egressos dos Hospitais Psiquiátricos) esperam para serem transferidos para as Residências Terapêuticas que serão implantadas no município.
"Tupã