Unidade realiza acompanhamento e orientação às famílias

Saúde - Quinta-feira, 09 de Novembro de 2017


Unidade realiza acompanhamento e orientação às famílias

Mantido pela Secretaria Municipal de Assistência Social;* o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) realiza um importante trabalho em Tupã com o atendimento voltado para acompanhamento e orientação em especial às famílias beneficiárias de programas de transferência de renda Estadual e Federal.

Os Programas são: Renda Cidadã;* Programa Ação Jovem;* Programa Bolsa Familia e Benefício de Prestação Continuada (BPC) e Famílias que atendem os critérios de elegibilidade aos programas ou benefício que ainda não foram contempladas.

O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social;* constituindo espaço de concretização dos direitos socioassistenciais no território.

A Assistente Social responsável do CRAS;* Regina de Fátima Zandonadi Piva;* informou que nos últimos meses foram realizados 699 atendimentos;* por meio de acolhida;* escuta qualificada;* estudo social;* orientação e encaminhamentos; informações diversas;* cadastramento;* elaboração de relatórios;* prontuários;* busca ativa;* visitas domiciliares;* atendimentos particularizados;* palestra noturna e encaminhamentos para a rede e ou políticas pública do município.

“Tivemos também os encaminhamentos de caráter individual têm por objetivo a promoção do acesso aos direitos sociais. O processo de operacionalização dos encaminhamentos é realizado por contatos prévios e posteriores da equipe técnica do CRAS com os serviços;* de forma a possibilitar a verificação do encaminhamento;* garantir o retorno da informação e o efetivo atendimento e inclusão da família”;* informou.

Segundo ela;* foram realizados 137 encaminhamentos;* sendo 107 para a sede do cadastro único (inclusão);* 13 para a inclusão no Projeto Jovem Talento;* 3 para a entidade Legião Mirim;* 4 para a Secretaria de Assistência Social (projeto cesta básica);* 4 para o INSS;* 1 para o setor de serviço social da saúde;* 4 para o Ambulatório de Saúde mental e 1 para a Reciclagem.

Regina esclareceu que o CRAS oferece o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Familia (PAIF) que tem como objetivo;* fortalecer;* prevenir;* promover e apoiar famílias e seus membros que necessitam de espaços coletivos de escuta e troca de vivencias familiares;* contribuindo com a melhoria da qualidade de vida das famílias.

“Fazendo parte desses serviços;* oferecemos oficinas com as Famílias que são realizadas através de encontros de curto prazo;* conduzido por uma orientadora social com intuito de problematizar a reflexão critica das situações vividas. Os grupos acontecem quinzenalmente e é composto pelas famílias residentes na área de abrangência;* beneficiárias dos programas de transferência de renda e famílias do PAIF que encontram se em situação de vulnerabilidade;* risco social ou em descumprimento das condicionalidades dos programas os quais são beneficiárias. As atividades desenvolvidas objetivam prevenir situações de risco e promover o fortalecimento da capacidade protetiva e vínculos familiares. Atualmente contamos com cinco grupos”;* explicou.

Grupo de Idosos

O CRAS também realizada encontros a cada quinze dias com o intuito de proporcionar aos idosos;* atividades que possibilitem a convivência;* tendo em vista a troca de experiência;* estimular aspectos cognitivos: atenção;* coordenação;* memória e percepção por meio de atividades artesanais ministrado por uma monitora e por psicóloga e assistente social. O encontro contribui para o exercício da cidadania;* a participação social;* a autonomia;* e o protagonismo das pessoas idosas.

Palestras noturnas

A Assistente Social esclareceu que o CRAS também oferece palestras noturnas como objetivoproporcionar ao público-alvo informação e garantia de seus direitos e deveres. São convidadas todas as pessoas da área de abrangência da unidade;* em especial aquelas que não podem comparecer nas oficinas com famílias do CRAS durante o dia porque trabalham.

“As palestras acontecem uma vez por mês;* na segunda terça-feira do mês;* envolvendo a rede prestadora de serviços e os demais profissionais convidados que atendam à necessidade de informações para as famílias participantes. Os temas são de acordo com a demanda apresentada pelas famílias. Neste mês o tema abordado foi ‘Saúde da Família’com a palestrante Miriam Dias dos Santos”;* informou.

O CRAS conta com 3 assistentes sociais;* 2 psicólogas;* 1 orientadora social e 6 auxiliares administrativos e uma assistente social que está designada para responder pela unidade. Esses funcionários são responsáveis pela organização e oferta de serviços e programas.

O CRAS Leste está localizado na Rua Machado de Assis;* 240;* Parque Kennedy e atende parte delimitada desta esta região;* sendo: Vila Alto Sumaré;* Eldorado;* Romana Conjunto habitacional Guilhermino Vacarezza;* CDHU Antonio Caran;* Residencial Casari;* Jardim Santo Antonio;* Santa Maria;* Itaipu;* Aritana;* Apoema;* UNESP I;* UNESP II;* Santa Adélia;* Conjunto Habitacional;* Cônego Rebouças Carvalho Silva;* Vereador Joaquim Ribeiro Porto (COHAB II);* Jose Maria Gonçalves Gameiro;* Cinqüentenário COHAB I;* Jose Feliciano;* Papa João Paulo II;* Jamil Dualib;* Parque Ipiranga;* Kennedy;* Empreendimento Imobiliário Nova Tupã;* Condomínio/Residencial Parque dos Sabias;* CDHU Antonio Pereira Gaspar.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã