Quem passa em frente ao Projeto Segundo Turno Nossa Senhora da Paz se depara com uma horta diferente;* feita de forma sustentável e desenvolvida por meio do mais novo projeto da Secretaria Municipal da Educação;* que atua
De acordo com o secretário Municipal de Educação;* Mauro Guerra;* o projeto “Horta Educativa Sustentabilidade com Arte”;* foi desenvolvido como parte do processo de aprendizagem dos alunos de 6 a 14 anos;* tendo como principal objetivo fortalecer o trabalho educacional voltado à formação de valores sociais;* culturais e alimentares compatíveis com a preservação da cultura do país;* do meio ambiente e da promoção de hábitos alimentares saudáveis.
“A Horta Educativa é um trabalho desenvolvido pelos alunos do Projeto Segundo Turno;* coordenados pela professora Marlene Aparecida Ramos;* que é graduada em Pedagogia/Artes e especialista em Psicopedagogia Educacional;* Educação Musical e Ensino de Artes e Educação Especial e Inclusiva. Este projeto vem com a finalidade de ensinar as crianças do projeto sobre a sustentabilidade pelo ponto de vista da arte”;* contou.
Segundo Guerra;* a Horta Educativa tornou-se um instrumento de educação ambiental que atuou e atua de forma interdisciplinar. Tendo como base criar nas crianças uma responsabilidade ambiental.
“O projeto mostra;* através da vivência da criança;* que a natureza deve ser compreendida como um todo dinâmico;* sendo o ser humano parte integrante e agente das transformações do mundo em que vive;* e por isso a necessidade de conscientizar nossos pequenos a sempre procurar preservar nossa maior riqueza”;* frisou.
O secretário afirmou ainda que por meio do projeto foi possível estimular o diálogo e as discussões sobre os diferentes conteúdos curriculares que na maioria das vezes serviram de temas importantes para levar a se estudar com mais profundidade em sala de aula.
“A diversidade foi abordada em cada etapa dos trabalhos;* de diferentes formas;* partindo;* por exemplo;* de uma sensibilidade estética a respeito das diferenças de cores formato;* tamanhos e texturas;* estimulando a percepção e participação ativa dos alunos de como a natureza se desenvolve ao longo do tempo. Esse foi sem dúvida um trabalho de conscientização em diversos aspectos;* que levou as crianças a reflexões sobre a importância da natureza;* dos aspectos que envolvem toda relação do ser humano com seu mundo. Projetos pontuais como a Horta Educativa;* terão maior apoio da Secretaria da Educação;* que também considera como importante ponto de partida do aprendizado o despertar da curiosidade das crianças”;* finalizou.
Hoje os Projetos Segundo Turno da Secretaria da Educação passam por uma reformulação;* onde procura estimular ainda mais os efeitos positivos da aprendizagem;* se adequando as necessidades de cada aluno.
Tupã