Saúde confirma realização da Campanha Fique Sabendo 2017

Saúde - Quinta-feira, 16 de Novembro de 2017


Saúde confirma realização da Campanha Fique Sabendo 2017 "

A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Programa Municipal IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis) AIDS e Hepatites Virais;* confirmou nesta semana a realização da 10ª edição da campanha “Fique Sabendo”;* que visa a intensificação de exames de HIV;* Hepatite B e C e Sífilis. A campanha será realizada entre os dias 27 de novembro a 5 de dezembro.

De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã e também Coordenadora do Programa Municipal de DST/AIDS e

Hepatites Virais;* Anaile Virginia Genovez Michelotti;* o objetivo é incentivar a realização dos testes de HIV e Sífilis entre as pessoas sexualmente ativas;* e pessoas com maior vulnerabilidade.

“Ao falar em vulnerabilidade;* o intuito é buscar e sensibilizar as pessoas mais expostas a essas doenças para fazerem os testes;* como: homens que fazem sexo com homens (HSH;* principalmente na faixa etária de 15 a 24 anos);* trabalhadores do sexo;* usuários de drogas e pessoas em risco acrescido de adquirir estas doenças”;* explicou.

Segundo ela;* a campanha visa estimular a população a realizar o teste de HIV;* principalmente aqueles que têm vida sexual ativa;* nunca realizou o exame na vida e pertence aos grupos mais atingidos pela AIDS.

“Aproveitando a realização da campanha ”Novembro Azul”;* e tendo em vista que a maioria dos casos diagnosticados no município é do sexo masculino;* o Ambulatório de Moléstias Infecciosas através da Secretaria Municipal de Saúde;* irá realizar testagens rápidas de HIV;* Sífilis e Hepatites B e C em diversos pontos da cidade através o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento);* visando facilitar o acesso de pessoas que pretendem realizar os testes e participar da Campanha”;* contou.

Anaile conta ainda que na ocasião as profissionais realizarão a coleta de sangue;* que passará por testagem rápida no Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* e o preenchimento da ficha de atendimento.

“Os pacientes poderão retirar os resultados posteriormente no próprio Ambulatório;* onde também poderão tirar dúvidas e saber mais sobre as doenças e o tratamento”;* disse.

Segundo a enfermeira;* a campanha também contará com distribuição de insumos de prevenção;* orientação sobre métodos de prevenção e encaminhamento;* quando necessário;* para os serviços de referência.

“As Infecções Sexualmente Transmissíveis podem se manifestar de forma assintomática;* algumas dessas doenças não apresentam sinais e sintomas específicos na fase inicial. Sendo a realização dos testes rápidos uma maneira efetiva de diagnóstico. Por isso;* pessoas sexualmente ativas devem estar sempre atentas aos métodos de prevenção e ter como rotina realizar os testes rápidos regularmente”;* orientou.

Cronograma de ações

Cronograma do CTA Móvel da Campanha Fique Sabendo 2017

27/11

13h às 16h

Pontos de Maior Vulnerabilidade

28/11

13h às 16h

Campus da Unesp voltado apenas aos alunos

29/11

13h às 16h

Distrito de Universo

30/11

17h às 20h30

Quinta com Arte

01/12

13h às 16h

Rodoviária Velha

04/12

13h às 16h

Distrito de Varpa

05/12

13h às 16h

Distrito de Parnaso

Orientações

Segundo a enfermeira;* antes de realizar o teste para HIV é importante estar atento a “Janela Imunológica”;* que consiste no intervalo de tempo entre a infecção pelo vírus da AIDS e a produção de anticorpos anti-HIV no sangue.

“Esses anticorpos são produzidos pelo sistema de defesa do organismo em resposta ao HIV e os exames irão detectar a presença dos anticorpos;* o que confirmará a infecção pelo vírus. O período de identificação do contágio pelo vírus depende do tipo de exame (quanto à sensibilidade e especificidade) e da reação do organismo do indivíduo. Na maioria dos casos;* a sorologia Reagente /Positiva é constatada em 30 dias após a exposição ao HIV. Porém;* existem casos em que esse tempo pode ser maior”;* explicou.

Para finalizar;* ela ressaltou ainda que;* no período de janela imunológica;* a pessoa tenha relação sexual com preservativos e não compartilhe seringas;* pois;* se estiver realmente infectada;* já poderá transmitir o HIV para outras pessoas. O exame de HIV não precisa estar em jejum para ser realizado e para realizar o teste a pessoa deve levar um documento com foto.

Mais informações podem ser obtidas no Ambulatório de Moléstias Infecciosas localizado na rua Cherentes nº 951;* ou através do telefone (14) 3491-5640.

Dados

O Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* por meio do SINAN (sistema de informação de agravos de notificação);* notificou até o momento 30 casos novos de HIV;* na faixa etária entre 17 a 59 anos. Destes;* 18 são do município de Tupã e 12 são da região. Neste mesmo período foram notificados quatro óbitos decorrentes deste agravo.

Ainda hoje;* o diagnóstico tardio contribui para a morte de sete pessoas por AIDS todos os dias no estado. A análise dos dados de óbitos ocorridos em 2013 revela que a AIDS é a quarta causa de morte entre mulheres entre 20 a 39 anos e a quinta causa de morte entre homens da mesma faixa etária.

Em 2014;* o Departamento Nacional de DST/aids e Hepatites Virais;* assumiu frente a comunidade internacional;* o desafio proposto pela UNAIDS de atingir até 2020 a meta 90/90/90;* ou seja pretende-se que até 2020:

• 90% de todas as pessoas portadoras do HIV saibam que tem o vírus;*

• 90% destas com a infecção pelo HIV diagnosticadas recebam terapia antirretroviral ininterruptamente

• 90% de todas em tratamento com antirretrovirais tenham suprimido a carga viral;* levando-a a níveis indetectáveis

"

Prefeitura da Estância Turística


Tupã