Os moradores da Associação de Associação dos Amigos de Pacientes Egressos de Hospital Psiquiátrico (AAPEHOSP) já habitam as novas Residências Terapêuticas implantadas pelo município. No início desta segunda-feira (10);* cerca de 40 pessoas foram transferidas às quatro primeiras casas.
O prefeito Ricardo Raymundo;* com o vice-prefeito;* Caio Aoqui;* o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia e o vereador capitão Neves acompanharam a mudança.
Os moradores foram transferidos segundo critérios determinados previamente. O responsável pelo Centro de Atenção Psicossocial de Tupã;* Fernando Januário;* explica: “Isso quer dizer que;* entre 10 moradores de cada residência;* precisamos ter um número de dependentes;* semi-independes e independentes. A classificação foi feita desde que a Ação Judicial teve início e foram realizados vários acompanhamentos para que tudo fosse feito corretamente”.
De acordo com psicóloga chefe das RT;* Bruna Bustamante;* no local será trabalhada a autonomia de cada residente. “Ofertamos atividades fora da casa e as que o próprio município fornece;* como atividades no museu e passeios diários. Eles têm total liberdade para frequentarem;* por exemplo;* um salão de beleza;* de saírem para comer um lanche;* etc”;* conta.
Vale ressaltar que;* com as Residências Terapêuticas;* a sociedade terá conhecimento que esses moradores não vivem mais institucionalizados;* pelo contrário: passam a ter uma nova identidade e a participar dos eventos da cidade.
A presidente a AAPEHOSP;* Rosa Maria Tomas;* afirmou que a missão da entidade foi cumprida.
“Se não fosse a AAPEHOSP;* talvez eles não tivessem onde morar anteriormente. Conseguimos esta oportunidade para que eles fossem para um lugar bem melhor. A prefeitura irá fazer um bom trabalho e eles serão muito felizes”;* comentou Rosa.
O secretário municipal de Saúde parabenizou os funcionários da pasta pela coordenação de todo o trabalho realizado. “Nesta segunda começamos a entregar as quatro casas que conseguimos montar e a saída dos pacientes começou de forma tranquila. Quando chegamos à AAPEHOSP eles estavam todos preparados;* com seus pertences em mãos. Vemos que tudo foi muito bem organizado e estamos colhendo os frutos deste trabalho”;* frisou Laércio.
Representando a Câmara Municipal;* o vereador capitão Neves;* reforçou que “o papel do vereador é representar o povo e fiscalizar o trabalho da prefeitura”. Neves parabenizou todos que estão envolvidos neste processo que;* segundo ele;* é tão sensível e muito importante para a saúde da população.
O vice-prefeito;* Caio Aoqui;* enfatizou que o trabalho para a conquista da implantação das Residências Terapêuticas foi árduo. “Ver os moradores num local agradável;* amplo e com funcionários para prestar todo o atendimento que eles precisam é gratificante. Parabéns a toda equipe que se empenhou para a concretização deste processo. Em breve teremos todas as 15 residências funcionando”.
Mais de 130 novos empregos
Além de proporcionar mais conforto aos moradores da AAPEHOSP;* o prefeito Ricardo Raymundo ressalta que o governo de Tupã também pôde gerar empregos com a implantação das casas. Mediante concurso público;* mais de 130 empregos foram gerados;* entre cuidadores;* auxiliares de atividades gerais e técnicos de enfermagem.
“Em meio a tantas dificuldades que nosso município enfrenta;* é muito importante dar oportunidades no mercado de trabalho. É uma verba da União que nós estamos administrando junto à Secretaria de Saúde;* proporcionando mais qualidade de vida à população”.
O prefeito destaca também que compete à prefeitura o acompanhamento para que estas pessoas estejam bem alojadas e o processo de inserção na sociedade seja feito.
“Todos os meses as planilhas com os gastos de cada casa;* feitas pelos coordenadores;* serão apresentadas ao Governo Federal. O Procurador da República;* Diego Fajardo;* já nos garantiu que sempre que os recursos faltarem;* acionará a União para nos ajudar a manter as Residências Terapêuticas”;* disse o prefeito.
A prefeitura espera que até a próxima segunda-feira (27) os móveis em falta sejam entregues;* para que todas as casas sejam colocadas em funcionamento.
Conforme as informações do departamento jurídico da prefeitura;* o fornecedoralegou dificuldades para disponibilizar as camas;* fogões e televisores;* apesar de ter sido notificado desde 20 de setembro de 2017pelo departamento de compras.
Tupã