Mais de 150 pais e familiares participam de jantar do programa “Incentivo a merenda escolar”

Educação - Segunda-feira, 19 de Agosto de 2013


Mais de 150 pais e familiares participam de jantar do programa “Incentivo a merenda escolar”

Iniciativa faz parte de um projeto piloto da Secretária Municipal de Educação

Na noite da última quinta-feira (15) foi realizado um jantar para os pais dos alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emeief) Mario Covas. O jantar faz parte de um projeto experimental que será implantado na escola. Os presentes puderam experimentar a mesma refeição que é servida aos seus filhos e netos. No cardápio foi oferecido arroz;* sopa de mandioca com carne;* salada de alface e maça de sobremesa.

Para o jantar foram convidados aproximadamente 200 pais para que experimentassem a refeição servida aos seus filhos e netos. O projeto piloto realizado pela Secretaria Municipal de Educação visa incentivar os estudantes a consumirem a merenda escolar;* estimular a alimentação saudável;* além de conscientizar sobre a redução do desperdício de alimentos. O plano será avaliado por seis meses e a partir dos resultados obtidos na Emeief;* futuramente;* será desenvolvido em todas as escolas do município.

A nutricionista Patrícia Simões;* coordenadora da cozinha piloto e incentivadora do projeto;* explica que é necessário que os pais saibam o que os filhos estão comendo na escola. “Através do jantar esperamos que os pais agora não se preocupem em mandar lanches ou dinheiro;* gerando também uma economia para eles.”

A refeição foi feita pela equipe de nutricionistas da cozinha piloto;* responsável pela merenda escolar em Tupã e segue as normas do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Os alimentos consumidos cobrem parte das necessidades nutricionais que devem ser consumidas. Após a janta;* os pais e familiares participaram de uma palestra sobre alimentação saudável;* ministrada pela própria nutricionista.

A diretora da escola;* Roselene Rabaldeli;* ressaltou a importância do incentivo sair da própria casa. “Muitas das crianças já consomem a merenda;* mas achamos interessante dar essa oportunidade aos pais.”

Além dos pais;* estavam presentes no jantar;* o Secretário de Educação;* Marcos Leite;* as nutricionistas da cozinha piloto Patrícia Simões e Marilisa Modeli;* professores e coordenadores educacionais.

O Secretário de Educação;* Marcos Leite;* falou que o plano é melhorar a da alimentação das crianças. “Oferecer e estimular uma alimentação rica em nutrientes é fundamental para o desenvolvimento infantil”;* concluiu.

Com duas filhas na escola;* Cleide Batista contou que sempre incentiva suas filhas a comerem a refeição feita na escola. “Eu também trabalho em uma escola estadual e sei o como é saborosa e saudável a refeição feita pela cozinha.” Cleide ainda falou que sua filha gosta de comer lanches;* salgadinhos;* mas que agora experimentando a vai estimular ela ainda a comer a merenda escolar.

A aposentada Regina Nobre;* ressalta que a comida da escola é igual à comida que ela prepara em casa. “Comida boa é igual a essa;* simples;* nutritiva e meu neto adora e sempre comenta sobre o que comeu na escola.”

Prefeitura da Estância Turística


Tupã