"
A Secretaria Municipal de Saúde realizou em 2017 o projeto Vigilâncias em Ação. Com início em 24 de outubro;* a ação percorreu diversos bairros do município;* levando aos moradores explicações e métodos de combate à dengue;* Zika vírus;*
chikungunya entre outras doenças.
Os encontros aconteceram semanalmente às terças-feiras;* na casa de moradores que gentilmente cediam o espaço de suas casas a pedido da Unidade de Saúde do bairro. Idealizado pelo setor de vigilância epidemiológica;* as equipes de combate a Endemias;* Centro de Controle de Zoonoses dentre outros setores da Secretaria Municipal de Saúde.
Apesar de o tema das reuniões serem relacionados à saúde;* a população também demonstrou dúvidas sobre assuntos envolvendo Meio Ambiente. Desta forma a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente também foi convidada a participar dos encontros;* sanando as dúvidas dos moradores. As perguntas mais frequentes sobre Meio Ambiente foram sobre os dias de coleta de lixo orgânico e reciclável;* quais materiais poderiam ser descartados na reciclagem;* onde depositar móveis velhos e outros tipos e materiais inservíveis;* etc.
O Vigilâncias em Ação também contou com a presença de médicos da rede pública;* como o infectologista Dr. Douglas Batista e o Dr. William Brás;* clínico geral da Unidade de Saúde Sta. Adélia;* que parabenizou o trabalho desenvolvido pelos funcionários e a adesão dos moradores ao projeto.
“Esta campanha que está sendo realizada pela Secretaria Municipal de Saúde tem muita validade para a saúde epidemiológica do município.É um projeto que precisa se perpetuar e tomar maior proporção;* se possível. Quanto mais conscientizamos a população;* mais chegamos ao controle dessas doenças”;* enfatizou Dr. William.
Moradora do jardim Casari;* Tereza do Amaral conta que já contraiu dengue duas vezes. De acordo com ela;* ao lado de sua residência existe um lote vazio;* onde os moradores abusam e descartam entulhos.
“Considero muito importante essa ação da Secretaria Municipal de Saúde;* pois eu já tive dengue duas vezes e não veio do meu quintal. Se a população se conscientizasse;* talvez não fosse necessário estar batendo na mesma tecla. É importante estar sempre atento;* ainda mais agora com a chegada tempo das chuvas”;* comentou.
De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* o balanço dos encontros é positivo. “A população ficou mais esclarecida. Procuraremos a partir de agora direcionar os problemas e sugestões para os setores competentes. Além disso;* o projeto estreitou vínculos da equipe da Secretaria com a população. da população. Agradecemos o apoio do vereador capitão Neves;* que compareceu em todas as reuniões e nos auxiliou com articulações com as demais secretarias”;* ressaltou Joselaine.
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* disse que o objetivo de deslocar o projeto para todos os bairros de Tupã está sendo alcançado.
“Esperamos continuar o ‘Vigilâncias em Ação’ em 2018 com a inclusão de novos assuntos que serão ainda definidos pela equipe do projeto. Até o momento;* nossos objetivos estão sendo cumpridos com sucesso”;* finalizou o secretário.
Vigilâncias em Ação 2018
Finalizados os trabalhos do projeto Vigilâncias em Ação em 2017;* os encontros voltarão a acontecer na primeira quinzena de janeiro do próximo ano. A expectativa é que mais moradores possam aderir aos objetivos do projeto e combatam e previnam dengue;* Zika vírus;* chikungunya entre outras doenças que são comuns no Brasil devido ao clima do país.
Mais informações sobre o “Vigilâncias em Ação” e outros projetos desenvolvidos pela Secretaria Municipal e Saúde podem ser obtidas através do telefone (14) 3404-2200 ou no site da prefeitura www.tupa.sp.gov.br.
"Tupã