A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Setor de Combate a Endemias;* alerta a população sobre a necessidade de colaborar com as ações de prevenção e combate ao mosquito Aedes aegypti que transmite não só contra dengue;* mas também à febre amarela;* zika vírus e febre chikungunya.
De acordo com a enfermeira do setor de endemias;* Juliana Yuri Ueji Begnossi;* a Prefeitura mantém um trabalho contínuo de combate ao Aedes;* no entanto;* a Secretaria busca conscientizar a população sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito.
“Mesmo com os serviços contínuos dos vigilantes;* ainda assim é preocupante a disseminação do mosquito;* que hoje é encontrado em larga escala em todas as regiões da cidade. Com a chegada dos dias chuvosos essa proliferação aumenta mais ainda. Por isso;* pedimos que a comunidade também se engaje neste combate ao mosquito. Este ano a cidade ainda não teve nenhum caso de dengue;* no entanto;* no ano passado Tupã teve 6 casos de dengue e 1 de Febre chikungunya”;* alerta.
Segundo a enfermeira;* neste ano já foram realizadas mais de 1700 vistorias em imóveis residenciais e comerciais de todo o município;* no entanto;* a população pode ajudar no combate realizando medidas simples.
“Temos um índice de infestação crescente no município e não podemos deixar isso acontecer. A secretaria conta com agentes de combate a endemias e agentes comunitários de saúde que estão fazendo vistorias nos imóveis diariamente;* em busca de novos focos e ajudando na conscientização da população. Pedimos que os tupãenses tenham cuidado com os locais que acumulam água e servem de criadouro para o mosquito. Um deles são as plantas que acumulam água como bromélias e espadas de São Jorge;* onde deve ser posto água apenas na terra. Nos cemitérios também orientamos que cuidem quanto aos vasos de plantas. Além disso;* a população deve ter um cuidado especial para o armazenamento da água da chuva e os recipientes devem ser lavados com esponja;* água e sabão;* sendo que os locais de armazenamento devem ser vedados corretamente”;* reforça.
Juliana ressalta ainda que a principal e mais eficiente medida para o controle da transmissão da dengue;* zika;* febre amarela e chikungunya continua sendo o combate do mosquito Aedes aegypti;* através da eliminação de seus criadouros.
“É extremamente importante que estejamos unidos nessa luta;* pois a prefeitura vem trabalhando intensamente no combate do mosquito Aedes aegypti. Ressalto ainda a importância dos moradores;* para que colaborarem com os serviços dos agentes na hora das limpezas dos quintais. Pedimos que a população faça seu papel no combate ao Aedes aegypti;* realizando vistorias semanais em seu domicílio e local de trabalho”;* concluiu.
Tupã