Esporte transforma vidas;* ensina campeã mundial de basquete

Educação - Sexta-feira, 23 de Fevereiro de 2018


Esporte transforma vidas;* ensina campeã mundial de basquete

Centenas de crianças da rede municipal de ensino e atletas das categorias de base do Tupã Basquete participaram;* na tarde de quarta-feira;* de uma série de atividades comandada pela multipremiada atleta Janeth Arcain. O evento;* realizado através da parceria entre o Sesc Thermas de Presidente Prudente;* Sindicato do Comércio Varejista (Sincomércio) e Prefeitura Municipal;* aconteceu no ginásio de esportes Elias Kenaifes.

“É sempre muito bom quando notamos que as crianças estão envolvidas em atividades esportivas. Percebi que em Tupã;* existe muito incentivo e isso é muito importante”;* avaliou Janeth Arcain;* elogiando o trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Esportes e pela diretoria do Tupã Basquete.

Depois de encerrar a carreira;* a jogadora deu início a um trabalho social que atualmente beneficia centenas de crianças. “Nosso intuito é oferecer treinamento esportivo;* mas o foco é no desenvolvimento pessoal. Sabemos que nem todos que frequentam as atividades irão se tornar grandes atletas;* mas temos certeza que todos serão bons cidadãos”;* detalhou a atleta;* explicando os propósitos do instituto que leva seu nome. “O esporte tem um grande poder de transformação e;* através dele;* é possível mudar vidas para melhor. É isso que buscamos”;* acrescentou.

“Para estas crianças;* principalmente as que já praticam o basquete;* é muito importante o contato com o ídolo. A presença de Janeth vai servir de incentivo e;* tenho certeza;* depois deste evento;* eles estarão ainda mais empenhados nos treinamentos. A prática esportiva é fundamental;* não somente para o desenvolvimento físico;* mas também para garantir a socialização e o crescimento pessoal. Por isso;* ficamos muito satisfeitos quando nossa cidade recebe atividades como esta”;* avaliou o prefeito Ricardo Raymundo;* que recepcionou a atleta no ginásio de esportes Elias Kenaifes acompanhado do vice;* Caio Aoqui;* do secretário de Esportes;* Marco Pinheiro e do vereador Alexandre Scombatti.

“É importante destacar todo o empenho da diretoria do Sincomércio;* em especial o presidente Milton Zamora;* que sempre se mobiliza para trazer a Tupã atrações de peso;* tanto no campo esportivo quanto cultural;* através das parcerias com o Sesc”;* frisou o vereador Alexandre Scombatti. “Com relação à visita de Janeth;* tenho certeza de que vai servir de inspiração para nossos jovens. Ela é um modelo a ser seguido;* tanto esportiva quanto socialmente”;* acrescentou o parlamentar.

O vice-prefeito Caio Aoqui também elogiou a iniciativa;* lembrando que a o governo de Tupã busca oferecer condições de crescimento para todas as crianças do município e a prática esportiva é uma das principais ferramentas neste processo. “O processo educacional não seria completo se não houvesse foco também no desenvolvimento físico das crianças. O esporte torna isso possível”;* lembrou.

A tarde foi marcada também por homenagens. O vereador Alexandre Scombatti entregou a Janeth um cartão de inox congratulando a jogadora. “É a forma que encontramos para agradecer;* em nome da população de Tupã;* por ela ter encontrado tempo em sua concorrida agenda para compartilhar sua experiência com nossas crianças e jovens”;* justificou. Já a diretoria do Tupã basquete mandou preparar uma camiseta personalizada. “Janeth;* por sua história;* merece todo reconhecimento”;* avaliou Mauri Libero Zezzi;* dirigente do clube.

A passagem de Janeth por Tupã foi encerrada no período noturno;* quando ela ministrou palestra para estudantes da Faculdade de Tupã da Universidade Brasil (antiga Esefap). “Fiquei surpresa com a receptividade que tive. As homenagens me emocionaram muito. Percebi que em Tupã as pessoas gostam muito de esportes e existe bastante envolvimento;* o que permite que um grande número de crianças tenha contato com estas práticas. Isso é muito importante”;* concluiu a ex-jogadora.

Currículo

Campeã mundial;* medalhista olímpica;* tetracampeã da WNBA;* a liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos. Apesar do vasto currículo;* Janeth Arcain tem o olhar sereno e a calma de quem não se deslumbra facilmente. Durante todo o período em que esteve em Tupã;* atendeu pacientemente cada pedido de autógrafo e posou sorridente para centenas de selfies. “Às vezes;* ainda fico surpresa com tanto assédio. É motivo de felicidade;* mostra que as pessoas reconhecem o meu trabalho”;* comentou;* com modéstia.

Ala armadora;* Janeth Arcain foi destaque da seleção brasileira;* ao lado de nomes como Paula e Hortência. Foi convocada pela primeira vez em 1986 para defender as cores nacionais. Em 11 de agosto de 1991;* foi um dos destaques da equipe que assombrou Fidel Castro e calou o abarrotado Coliseo Ciudad Deportiva;* em Havana;* derrotando a equipe da casa e conquistando a medalha de ouro nos Jogos Pan Americanos. Além desta conquista histórica;* Janeth tem em sua coleção outras duas medalhas pan americanas;* ambas de prata;* conquistadas em Indianápolis (1987) e no Rio (2007).

As medalhas continentais são apenas parte da extensa coleção da armadora. Ela é uma das poucas brasileiras que pode afirmar que foi campeã mundial de basquete;* no título histórico de 1994.

Janeth tem ainda seu nome marcado entre os grandes atletas olímpicos: conquistou a prata em Atlanta (1996) e bronze em Sydney (2000). Em Atenas (2004);* ficou em quarto lugar se tornando a maior cestinha da história do torneio olímpico;* recorde superado apenas em 2012 por Lauren Jackson.

A brasileira foi destaque também na WNBA;* a liga profissional de basquete feminino dos Estados Unidos. Defendendo o Houston Comets;* ela foi tetracampeã e teve seu nome imortalizado no Hall da Fama;* espaço dedicado a atletas que contribuem para auxiliar no desenvolvimento do esporte.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã