A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente está orientando os produtores rurais a realizarem terraceamento (curvas de níveis);* em suas propriedades.
A medida pode evitar perda de solo nutrido durante períodos chuvosos ou em caso de erosão;* além de ajudar a diminuir os transtornos e estragos que a chuva traz para estradas rurais.
As curvas de níveis consistem na construção de canais ou aterros que auxiliam no escoamento da água da chuva. A construção de terraços pode reduzir as perdas de solo em até 80% e de água em até 100%.
De acordo com o engenheiro agrônomo da secretaria;* Jorge Gonçalves;* chuvas em excesso provocam o deslocamento de minerais presentes na superfície do solo. “Os minerais são transportados para camadas mais profundas da terra;* deixando o solo impróprio para o plantio”;* explicou.
Além um auxiliar dentro das propriedades;* a medida contribui para que haja diminuição de águas também nas estradas rurais do município;* contribuindo para a redução de transtornos nas estradas;* como a mobilidade dos próprios produtores.
A prefeitura realiza o trabalho de manutenção das estradas rurais por meio da Secretaria Municipal de Obras e desenvolve caixas secas para absorção de água;* por meio da pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. As caixas são reservatórios que impedem que a água com barro escorra morro abaixo.
De acordo com o secretario da Agricultura e meio Ambiente;* Anderson Luiz;* mesmo com o trabalho realizado pela prefeitura;* períodos de chuvas intensas provocam estragos nas estradas;* que poderiam ser evitados com a construção das curvas de nível.
“Orientamos os produtores para que façam o terraceamento;* prevenindo-se contra os estragos da chuva em suas propriedades e evitando transtornos e riscos futuros”;* finalizou.
Tupã