"
Começou na última segunda-feira (5) e segue até o dia 19 de março;* a Campanha de Intensificação de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios. A ação é um dos principais mecanismos de combate à Tuberculose;* que atinge milhões de pessoas anualmente.
A campanha mobiliza equipes de saúde e a população para identificar de maneira precoce;* pessoas com tosse há mais de três semanas. Os agentes comunitários de saúde estarão atentos aos suspeitos;* através de orientações casa a casa;* nas salas de espera das unidades de saúde.
Além disso;* a equipe de Vigilância Epidemiológica e as enfermeiras responsáveis pelo Programa de Combate à Tuberculose;* Janaina Leal e Sandra Barbosa;* irão realizar um trabalho em todas as Residências Terapêuticas;* em parceria com o Centro de Atenção Psicosocial (CAPS);* na busca e avaliação de pacientes sintomáticos respiratórios.
De acordo com a enfermeira do setor de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* qualquer pessoa que apresente tosse há mais de três semanas;* seja com ou sem catarro;* deve procurar uma Unidade de Saúde.
“Será necessário colher uma amostra de escarro do paciente para a realização do exame de Baciloscopia (BK) para cada paciente. A amostra será encaminhada ao Laboratório Municipal”;* explicou a enfermeira.
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* conta que cada unidade terá como meta nesta campanha a identificação de pelo menos seis pacientes sintomáticos respiratórios. De acordo com ele;* o objetivo é superar novamente a meta de coleta de amostras de baciloscopia.
“Em 2017;* a equipe da Secretaria Municipal de Saúde recebeu o prêmio de excelência na ‘Busca de Casos de Tuberculose’. Foi um reconhecimento às várias ações de controle e prevenção da tuberculose. Isso é reflexo do trabalho que a equipe faz no município”;* disse.
“Contamos com um trabalho de tratamento supervisionado e uma estratégia de busca de novos casos;* que vai desde o momento da suspeita até a cura da doença;* priorizando sempre o bem-estar do paciente e a segurança da população”;* concluiu o secretário.
A doença
A tuberculose é uma doença infecciosa causada por um micróbio chamado ""bacilo de Koch"". É uma doença contagiosa;* quer dizer;* que passa de uma pessoa para outra. É uma doença que atinge principalmente os pulmões;* mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo;* como nos gânglios;* rins;* ossos;* intestinos e meninges.
Quando o doente tosse;* fala ou espirra ele espalha no ar gotas pequenas;* mas muito pequenas mesmo com o micróbio da Tuberculose. Aí;* uma pessoa com boa saúde;* que respire este ar;* pode levar este micróbio para o seu pulmão. É assim que acontece o contágio: o micróbio da Tuberculose (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração.
Portanto;* a tuberculose não se transmite pelo sexo;* pelo sangue contaminado;* pelo beijo;* pelo copo;* pelos talheres;* pela roupa;* pelo colchão. A transmissão se dá através do ar.
"Tupã