Para ampliar a cobertura vacinal das crianças, o Ministério da Saúde realizará em todo o País uma campanha nacional de atualização da caderneta de vacinação. A atividade será executada em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de saúde, no período de 24 a 30, sendo este sábado, dia 24, o “Dia D” de divulgação e mobilização nacional.
Na campanha, serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche).
A campanha acontece também em Tupã, e nos distritos de Parnaso, Varpa e Universo.
A Campanha Nacional de Multivacinação terá início no próximo sábado, dia 24, e prosseguirá até sexta-feira da semana que vem, dia 30. A medida do Ministério da Saúde visa a diminuição do risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, através da atualização do esquema vacinal. A população alvo envolve crianças de 0 a menores de 5 anos de idade.
Com a ação, o Ministério da Saúde pretende aumentar a cobertura vacinal das crianças desta faixa etária, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas.
No sábado será a divulgação e mobilização nacional da campanha. Interessados podem procurar qualquer Unidade Básica de Saúde, das 8 às 17 horas, com as cadernetas de vacinação. Serão oferecidas todas as doses do calendário básico.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem adotado estratégias diferenciadas para alcançar adequadas coberturas vacinais com homogeneidade, visando contribuir para erradicação, eliminação e controle das doenças imunopreveníveis.
Tupã
A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, que tem como diretora Nilcéa Guandalini, informou que Tupã também participará da Campanha Na-cional de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal.
Segundo as informações fornecidas pela diretora, o público alvo da campanha é composto por crianças de 0 a menores de 5 anos de idade. “Todas as mães devem comparecer com os filhos menores de 5 anos, nas unidades de saúde, com a caderneta de vacinação da criança em mãos, para a confirmação da situação vacinal da criança”, explicou.
A campanha acontece a partir deste sábado, dia 24, até o próximo dia 30. A diretora Nilcéa Guandalini informou que o Ministério da Saúde estabeleceu este sábado como o dia da mobilização nacional. “Todas as unidades de saúde de Tupã e dos distritos estarão participando da campanha. Por isso, é muito importante que as mães levem os filhos para regularizar a situação”, acrescentou a diretora.
Em especial neste sábado, todas as unidades de saúde de Tupã e dos distritos estarão atendendo até as 17 horas.
Quem não puder comparecer, pode procurar ainda as unidades até o próximo dia 30, das 8 às 17 horas.
Vale lembrar que, neste ano, a campanha não será realizada nos supermercados, nem na Farmácia Droga Raia, como acontece de costume. Isso porque, de acordo com as instruções da diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, nesta campanha a criança pode estar em atraso de alguma vacina injetável. Nesta situação, é preciso comparecer em uma unidade de saúde para aplicar a vacina, uma vez que é preciso todo um processo de cuidados, entre outras medidas.
Objetivo
Ainda segundo as informações, estarão trabalhando para a realização desta campanha em Tupã, mais de 60 pessoas. “Dezenas de pessoas estarão trabalhando neste dia, para atender toda a população. É uma medida mais fácil e rápida. É importante que todas as mães levem as crianças, a partir de um dia de vida até menores de 5 anos de idade, com a caderneta de vacinação em mãos, para regularizar a situação”, destacou Nilcéa Guandalini.
Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo da Campanha Nacional de Multivacinação, em âmbito nacional, é aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada; melhorar as homogenueidades das coberturas vacinais dos municípios; manter a eliminação das doenças como sarampo e poliomelite; intensificar ações de imunização para administração do reforço das vacinas poliomelite oral, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) e DTP (difteria, tétano e coqueluche); contribuir na redução da incidência das doenças imunopreveníveis, conforme calendário básico de vacinações das crianças menores de 5 anos.
Vale destacar que é muito importante que todo o calendário de vacinação seja concluído. Isso porque as crianças, especialmente as menores de cinco anos, só estarão protegidas, de fato, quando completarem todo o esquema vacinal. O público nesta faixa etária é de, aproximadamente, 14,4 milhões de crianças em todo o Brasil.
Prefeitura da Estância Turística
Tupã