Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti no Jardim América

Educação - Quarta-feira, 02 de Maio de 2018


Saúde intensifica combate ao Aedes aegypti no Jardim América

A Secretaria Municipal de Saúde;* por meio do Setor de Combate a Endemias;* alerta sobre a necessidade de colaborar com as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti não só para prevenção de dengue;* mas também à febre amarela;* zika vírus e chikungunya.

Na manhã da última segunda-feira (23);* foi confirmado o primeiro caso de chikungunya do município neste ano. Além do caso confirmado;* outro caso suspeito da doença esta sendo investigado. Vale lembrar que em maio do ano passado;* também foi confirmado um caso da doença.

De acordo com o secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* a paciente de 38 anos;* moradora do Jardim América;* começou a apresentar os sintomas da doença no mês de março e a princípio;* a suspeita era de dengue. O trabalho de bloqueio e combate a criadouros no local foi realizado no momento da suspeita.

A doença foi negativada pelos exames laboratoriais e logo em seguida a paciente foi hospitalizada para uma investigação mais rigorosa do caso e hidratação para a melhora do quadro.

Novos exames de sorologia foram colhidos e encaminhados no início ao laboratório do Instituto Adolfo Lutz de Marília. Somente então é que foi constatado que ela havia contraído a febre chikungunya.

A equipe está intensificando a busca ativa e ações de combate e bloqueio do mosquito Aedes aegypti no local;* impedindo que outras pessoas sejam contaminadas.

Segundo o secretário;* neste caso;* não é indicado pela Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) que a nebulização seja feita;* pois já se passaram mais de 15 dias desde a picada do mosquito.

“É importante que toda a população colabore;* eliminando os criadouros do mosquito e fique atenta aos sintomas como febre e dor intensa nas articulações de início súbito”;* reforçou.

O Setor de Combate a Endemias realiza ações sistemáticas e contínuas de fiscalização e vistoria em casas;* pontos estratégicos como borracharias; ferros velhos; pontos de reciclagem. Esse tipo trabalho de também é intensificado nas escolas;* hospitais;* indústrias e lugares públicos onde a possibilidade de ocorrer à disseminação do mosquito é maior;* como praças e parques.

Entretanto;* as ações realizadas pela prefeitura só têm eficácia se a população também participar ativamente do combate ao Aedes aegypti;* mosquito transmissor da dengue;* chikungunya e zika vírus.

“Ressalto ainda a importância dos moradores colaborarem com os serviços dos agentes na hora das limpezas dos quintais. Pedimos que a população faça seu papel no combate ao Aedes aegypti;* realizando vistorias semanais em seu domicílio e local de trabalho”;* finalizou.

Chikungunya

A Chikungunya é uma arbovirose também causada pelo Aedes aegypti;* que tem como principal complicação a persistência da dor e do inchaço nas articulações que podem perdurar por longos períodos.

Os sintomas são febre e a intensa dor nas articulações;* principalmente nas costas que é o principal diferencial da dengue. Geralmente os sintomas surgem 7 dias depois de ser picado pelo mosquito e duram 14 dias.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã