Prefeitura começa a implantar aulas de Soroban

Educação - Quinta-feira, 10 de Maio de 2018


Prefeitura começa a implantar aulas de Soroban

Para facilitar e melhorar a aprendizagem da matemática;* a Secretaria Municipal de Educação deu início na última semana ao projeto piloto de Soroban;* material que auxilia nos cálculos;* fazendo com que o próprio aluno seja responsável pelas contas.

O ábaco ajuda na concentração;* na atenção;* memorização;* percepção;* coordenação motora e no cálculo mental. A prática aumenta a compreensão dos procedimentos e exercita a mente de quem manuseia o objeto.

As aulas estão sendo realizadas na EMEIEF Mário Covas;* com crianças de 7 a 11 anos. Os alunos são divididos em duas turmas: de segunda-feira;* das 8 às 8h50 e de quarta-feira;* das 9 às 9h50. As aulas acontecem no contraturno do período escolar.

De acordo com a professora Samira Tanaka;* os alunos estão tendo uma boa aceitação ao uso de Soroban.

“As primeiras aulas foram muito produtivas;* eles já aprenderam os primeiros movimentos do Soroban e percebemos que as atividades estão sendo desenvolvidas com cada vez mais concentração”;* explicou.

Já a coordenadora pedagógica da EMEIEF;* Dulcelene Antiqueira;* explica que o instrumento irá ajudar a aumentar o índice de aprendizagem da matemática.

“Estamos muito felizes por este projeto ser desenvolvido em nossa escola como piloto e com certeza os alunos já estão mostrando os resultados nas salas de aula. Por ser uma atividade diferente;* eles estão muito curiosos e envolvidos com o projeto. A principal abordagem é aumentar nossos índices especialmente no ensino de matemática. Com certeza com o soroban teremos resultados positivos”;* enfatizou a coordenadora.

O secretário municipal de Educação;* Mauro Guerra;* reforça que o principal objetivo da pasta é melhorar ainda mais o ensino das escolas municipais.

“Estamos buscando sempre novos métodos de ensino escolar;* como é o método SESI;* implantado no início do ano;* que tem proporcionado diversas experiências aos alunos. Agora;* com a prática do Soroban;* esperamos que o ensino da matemática seja mais atrativo e que os resultados da aprendizagem sejam cada vez melhores”;* concluiu Mauro.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã