Nesta sexta-feira (18) a Secretaria Municipal de Educação realiza o I Seminário Nacional de Boas Práticas Docentes do Pacto Nacional de Alfabetização na Hora Certa (PNAIC de Educação Infantil).
O evento será das 7h20 às 11h20 no período da manhã e das 12h30 às 16h30 no período da tarde;* no anfiteatro do Instituto Federal Campus Avançado Tupã. O seminário contará com a presença das formadoras locais do PNAIC;* Poliana Luconvite; Sabrina Angélica Moreno da Silva e Sirlene dos Santos Lovato e dos educadores da Rede Municipal;* da coordenadora local do PNAIC;* Miriam Servilha Alves de Oliveira e do secretário municipal de Educação;* Mauro Guerra.
De acordo com o Mauro Guerra;* o seminário contará com oito apresentações em cada período;* divididas de acordo com os campos de experiências proposto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC);* no campo da escuta;* fala;* pensamento e imaginação.
Os temas serão: roda de conversa; leitura compartilhada de texto literário; leitura em voz alta pelo professor; leitura compartilhada de gibi ou jornal; indicação literária e leitura de ajuste.
Já no campo espaços;* tempos;* quantidades;* relações e transformações os temas abordarão: literatura e matemática; situação problema; grandezas e medidas; tratamento da informação; sistema de numeração e jogos.
PNAIC
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso assumido pelos governos Federal;* do Distrito Federal;* dos Estados e dos Municípios;* desde 2012;* para atender à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE);* que estabelece a obrigatoriedade de “Alfabetizar todas as crianças;* no máximo;* até o final do 3º (terceiro) ano do ensino fundamental”.
Cada estado pactuado ao PNAIC possui uma organização autônoma de organização das formações. Em São Paulo o programa é gerido pelo Comitê Gestor Estadual e duas Instituições Formadoras;* a UFSCar e a UNESP. Juntos promovem formação para três perfis atendidos pelo Projeto.
Todo ano o PNAIC tem um norte e a atual vigência do projeto busca auxiliar o professor ganhar autonomia ao trabalhar estratégias e recursos didáticos;* independentemente dos livros e dos materiais escolhidos pela rede ou instituição; além de um olhar voltado para a Avaliação Nacional da Alfabetização – ANA;* analisando seus indicadores e trabalhando com as maiores defasagens dos alunos.
Tupã