Dando continuidade às ações da Campanha “Faça Bonito” que está sendo desenvolvida durante todo o mês de maio;* a Secretaria Municipal de Assistência Social promove uma capacitação para técnicos e para a Rede Socioassistencial para combater o abuso e a exploração infantil.
A campanha é feita em referência ao “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”;* celebrado em 18 de maio. A capacitação teve início ontem (14) e continua hoje no auditório do Instituto Federal;* com tema “Treinamento de Combate à Exploração e Abuso Sexual Infantil”.
O evento conta com a presença de representantes da área de Assistência Social;* Saúde;* Educação e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA).
A palestra está sendo ministrada pelos consultores da SOS CONSULTORA - Sistema de Garantia de Direitos de Lençóis Paulista;* Glauber Oliveira Woida;* Amanda Santos e Rogério Pereira Gomes. O objetivo é repassar técnicas de abordagem a crianças e adolescentes em situação de violações de direitos;* principalmente a violência sexual.
Mobilização contra o abuso e exploração infantil
De acordo com a consultora Amanda Santos;* a proposta é criar em Tupã uma mobilização geral contra o abuso e exploração sexual infantil.
“Nós sabemos que apesar de haver muitos casos de violência contra crianças e adolescentes;* nós temos uma sociedade que costuma mascarar os abusos e a criança acaba sendo vítima inclusive dentro da própria casa. Muitas vezes;* por falta;* de instrução estes crimes não são denunciados e não chegam ao conhecimento dos órgãos competentes”;* disse Amanda.
Ainda de acordo com a consultora;* a violência e exploração infantil causa danos à formação psicológica e ao desenvolvimento mental do menor.
“O maior problema é que com a falta de denúncias;* nós vamos perpetuando a prática do abuso;* permitindo que crianças e adolescentes tenham seu desenvolvimento negligenciado. Por isso é tão importante nos sensibilizarmos e criar políticas estratégicas de combate à violência infantil”;* acrescentou.
Para o presidente do CMDCA;* João Elias apesar de em Tupã a incidência de abuso a crianças e adolescentes ser consideravelmente pequeno;* a violência existe.
“Existe a violência escondida;* em específico a violências sexual. Temos um trabalho efetivo de fiscalização e conscientização feito aqui em Tupã;* como ações;* trabalhos e campanhas que ajudam a descobrir e denunciar estes casos”;* enfatizou o presidente do CMDCA.
Denúncias de agressões devem ser facilitadas
A secretária municipal de Assistência Social;* Telma Tulim;* destacou a importância da presença dos secretários municipais da Saúde e Educação;* Laércio Garcia e Mauro Guerra;* durante o evento.
De acordo com ela;* estes setores são portas de entrada para a identificação de casos de violência e exploração de crianças e adolescentes. “Estamos reunindo representantes da Assistência Social;* da Educação e da Saúde;* que de modo geral;* são os locais onde as vitimas de violência chegam primeiro”;* disse.
Telma alertou que é necessário que o atendimento;* a detecção do problema e a punição dos agressores sejam facilitados.
“O que nós precisamos fazer é quebrar o ciclo dessa violência velada. Queremos incentivar que mais denúncias sejam feitas para que as devidas medidas de punição ao agressor sejam tomadas e que as vítimas recebam acompanhamento e os cuidados necessários”;* disse a secretária.
O vice-prefeito;* Caio Aoqui;* enfatizou que movimentos e ações como a campanha “Faça Bonito” podem ajudar a prevenir muitas situações de abuso;* além de encorajar famílias;* crianças e jovens a denunciarem explorações.
“É um esforço e mobilização que valem a pena e que a prefeitura faz
questão de oferecer todo apoio. Nosso maior intuito é proteger as nossas crianças”;* acrescentou.
Já o prefeito Ricardo Raymundo;* reiterou que as parcerias envolvidas
são essenciais para fortalecer ainda mais a campanha Faça Bonito.
“Quero parabenizar a os organizadores desta programação;* agradecer a todos os órgãos envolvidos e convidar toda a sociedade para conosco;* lutar pela proteção dos direitos das nossas crianças e adolescentes”;* finalizou.
“Faça Bonito - Por Uma Juventude sem Violência”
O dia 18 de maio foi instituído em 1998;* quando cerca de 80
entidades públicas e privadas;* reuniram-se na Bahia para o 1º Encontro do
Ecpat no Brasil.
O evento foi organizado pelo Centro de Defesa de Crianças
e Adolescentes (CEDECA/BA);* representante oficial do Ecpat;* organização
internacional que luta pelo fim da exploração sexual e comercial de
crianças;* pornografia e tráfico para fins sexuais;* surgida na Tailândia.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de
Crianças e Adolescentes mantém viva a memória nacional;* reafirmando a
responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas
as crianças.
A campanha tem como símbolo uma flor;* como lembrança dos
desenhos da primeira infância;* além de associar a fragilidade de uma flor
com a da criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar
maior proximidade e identificação junto à sociedade;* proximidade e
identificação com a causa.
Programação em Tupã
Dia 19
Passeata
Horário: 9 horas
Saída defronte à Biblioteca Municipal – Avenida Tamoios;* 1.685.
Dia 29
Palestra no CRAS Sul com Mauro Dias
Horário: 19h30
Local: Anfiteatro do Núcleo FEPASA - Avenida Tapuias;* S/N (antiga estação ferroviária).
Serviço
Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas na secretaria municipal de Assistência Social;* que fica na Paiaquás;* 609. O telefone para contato é (14) 3496-2464.
Tupã