O programa “Vigilâncias em Ação” da Secretaria Municipal de Saúde continua realizando palestras para esclarecer sobre doenças que dependem diretamente dos cuidados da população para serem combatidas.
Desde o início do ano;* o projeto já visitou diversos bairros e empresas comerciais do município. Os principais temas tratados durante os encontros;* são as arborviroses;* doenças causadas pelos chamados ‘arbovírus’;* que incluem o vírus da dengue;* Zika vírus;* febre chikungunya e febre amarela;* transmitidos artrópodes;* como o Aedes aegypti.
Também são abordados os cuidados e a prevenção das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Entretanto;* temas relacionados a diversas outras áreas da saúde também são discutidos durante as rodas de conversa.
A equipe de vigilância é composta por membros de diversos setores da Secretaria Municipal de Saúde;* como o setor de Combate a Endemias;* Vigilância Epidemiológia;* Centro de Controle de Zoonoses;* Vigilância Sanitária e Ambulatório de Moléstias Infecciosas. Também participam das ações o médico infectologista Douglas Batista e diversos outros médicos das unidades de saúde do município.
A equipe do projeto também tem sido convidada para ministrar orientações em ambientes educacionais.
Na última terça-feira (22);* a equipe esteve na Escola de Formação Industrial “Paulo Renato Stort” (SENAI);* informando e tirando dúvida dos alunos e funcionários. Ainda no começo deste mês;* o programa também esteve levando as orientações na faculdade Fadap/FAP.0
O programa
O secretário municipal de Saúde;* Laércio Garcia;* explica que o programa está à disposição para levar as palestras e rodas de conversas às entidades;* associais de bairros;* empresas;* etc.
“O Vigilâncias em Ação tem crescido cada vez mais e a equipe já esteve inclusive em cidades como Bastos. Nossa intenção é levar informação a cada vez mais pessoas”;* explicou.
Ao ampliar as informações sobre formas de combate e prevenção de doenças;* o projeto tem colaborado com o controle das arboviroses;* principalmente a dengue. A redução de números de casos da doença demonstra que a população tem se conscientizado e se dedicado na manutenção da limpeza de seus quintais.
“Até o momento neste ano;* foram registrados apenas 4 casos da doença. Esperamos que através do trabalho de conscientização ajude a manter não só a doença;* mas todas as doenças que tanto interferem na saúde da população”;* disse o secretário.
Serviço
Para solicitar o programa Vigilâncias em Ação;* basta entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde;* que fica na Rua Paiaquás;* 370. O telefone para contato é (14) 3404-2203.
Tupã