A Secretaria Municipal de Saúde continua com a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe até o dia 15 de junho em todas as unidades de saúde e pontos estratégicos;* como creches e escolas municipais.
A campanha;* que a princípio terminaria nesta sexta-feira (1);* foi prorrogada pelo Ministério da Saúde devido aos efeitos da paralisação dos caminhoneiros;* que dificultaram o acesso da população aos pontos de vacinação.
Continuam sendo imunizados os grupos prioritários já estabelecidos desde o início da campanha. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde;* até o momento;* já foram vacinados 71% da população prioritária;* sendo 1.633 crianças; 1845 trabalhadores da saúde; 385 gestantes; 67 puérperas; 8.805 idosos; 785 professores;* totalizando 13.520 pessoas imunizadas. A meta é que 18.990 pessoas sejam vacinadas;* totalizando 90%.
Fazem parte dos grupos prioritários: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas com 60 anos ou mais e professores e funcionários das escolas públicas e privadas.
A enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* explica que o Ministério de Saúde ainda não confirmou se a campanha será ou não estendida para o restante da população.
“Por isso;* é importante se prevenir contra a gripe evitando locais aglomerados; lavar as mãos sempre com água e sabão e evite colocá-las no rosto e;* principalmente;* na região da boca; evitar o contato muito próximo com alguém infectado; não compartilhar objetos de uso pessoal;* como talheres;* toalhas e copo;* etc”;* orientou.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de
elevada facilidade de transmissão;* que pode acarretar em epidemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar;* tossir;* espirrar ou pelas mãos;* que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca;* olhos e nariz.
Tupã