O PROCON de Tupã está alertando a população sobre aumento expressivo de reclamações referentes às vendas de produtos em domicílios;* ou seja;* na residência dos consumidores.
Segundo a Coordenadora do PROCON de Tupã;* Luana Garcia Maran;* existem algumas orientações fundamentais para auxiliar o consumidor nesta situação.
“Se você receber visitas desses vendedores;* fique atendo a alguns detalhes como a necessidade ou conveniência em adquirir o produto;* analisar criteriosamente preço;* condições de pagamento;* bem como a real utilidade do produto”;* explicou.
O consumidor deve observar também se o vendedor possui identificação do fornecedor que representa e nunca fornecer seus dados bancários ou cartões de créditos a estranhos.
“Se o consumidor decidir realizar a compra;* e caso escolha utilizar cartão de crédito;* deve ficar alerta e bem próximo ao teclado para digitar a senha;* evitando que alguém possa ver”;* disse.
Luana lembrou também que se o consumidor não estiver interessado no produto através de venda a domicílio;* deve recusar a oferta.“Seja firme e diga não;* mesmo que haja insistência por parte do vendedor”;* orientou.
Código do consumidor
O Código de Defesa do Consumidor;* em seu artigo 49;* estabelece o prazo de 7 dias para arrependimento e cancelamento das compras;* a contar da assinatura do contrato ou do ato de recebimento do produto ou serviço;* sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial;* especialmente por telefone ou a domicílio.
Mais informações podem ser obtidas no PROCON Municipal de Tupã;* localizado na secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico;* Avenida Tapuias n° 907;* sala nove ou pelo telefone 3491-5395.
Tupã