A Secretaria Municipal de Saúde prorrogou a Campanha Nacional Contra a Gripe;* até o término das doses que foram disponibilizadas nas unidades de saúde. A partir de agora são incluídos no grupo de risco pessoas de 50 a 59 anos e crianças de 5 a 9. A imunização está sendo realizada em todas as Unidades de Saúde do município;* das 7 às 17 horas.
De acordo com enfermeira responsável pelo setor de Vigilância Epidemiológica;* Joselaine Pio Rocha;* desde o começo da Campanha até o momento;* foram imunizados 78% dos grupos de risco. A meta é que 90% da população prioritária receba a dose da vacina.
“É uma meta considerada baixa e a procura pela vacina tem diminuído isso é algo preocupante;* pois;* cada vez mais;* pessoas estão sendo expostas ao vírus da influenza. É muito importante que a população tome consciência;* de que a vacinação é essencial em época de epidemia de gripe”;* disse.
A enfermeira alertou a população que ainda não tomou a dose da vacina e que pertence ao grupo prioritário;* para que se dirija a uma unidade de saúde;* munidos da carteira de vacinação e receba a imunização.
Grupos de Risco
Fazem parte dos grupos prioritários: Crianças entre 6 meses a 9 anos ; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; indígenas; pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos; pessoas de 50 anos ou mais; professores;*funcionários das escolas públicas e privadas.
Influenza
A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada facilidade de transmissão;* que pode acarretar em epidemias.
A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar;* tossir;* espirrar ou pelas mãos;* que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca;* olhos e nariz.
Tupã