Na última terça-feira (26);* o PROCON de Tupã recebeu representantes da Fundação PROCON do Estado de São Paulo;* onde realizaram a instalação do curso básico do novo sistema de dados SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor).
De acordo com a coordenadora do PROCON de Tupã;* Luana Garcia Maran;* o curso faz parte do convênio do PROCON de Tupã com a Fundação PROCON de São Paulo;* que atualmente conta com 112 cidades com o sistema integrado.
Luana explicou que o software;* chamado SINDEC;* é o sistema informatizado que permite o registro das demandas individuais dos consumidores que recorrem aos PROCON.
O sistema consolida registros em bases locais e forma um banco de informações nacional sobre problemas enfrentados pelos consumidores
“Esse novo sistema tornará mais rápido o prazo de respostas de empresas e prestadores de serviços para solicitações de informações e reclamações feitas por consumidores junto aos órgãos”;* disse.
Luana ressaltou também que em pouco tempo de uso;* o sistema já mostrará melhorias;* uma delas será a rapidez no atendimento ao consumidor e redução de custos ao Poder Público;* devido à diminuição dos gastos com correios.
“Agora com a utilização do novo sistema;* a Carta de Informações Preliminares (CIP);* utilizada quando o PROCON envia uma notificação prévia ao fornecedor e por meio desta poderá ser celebrado um acordo;* também terá uma resposta agilizada”;* finalizou.
Serviço
Mais informações podem ser obtidas no PROCON de Tupã;* que atende atualmente na Avenida Tapuias;* 907;* junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico;* sala 09 e também pelo telefone 3491-5395.
Tupã