A homenagem contará com a apresentação da Orquestra Municipal Maestro Júlio de Castro;* que prestará homenagem através de seu repertório musical. “É com muito prazer que juntamente com a Segunda Companhia de Policia Militar de Tupã realizaremos essa linda homenagem aos ex-combatentes da revolução constitucionalista de 1932;* tendo assim o intuito de reconhecer todo o esforço imposto para a defesa de nossos direitos perante o governo Getúlio Vargas. Devo também parabenizar todos os envolvidos para a realização desse evento comemorativo e de grande importância para a história paulista”;* afirmou o Secretário de Cultura;* Renato Gonzalez.
O que foi a Revolução Constitucionalista de 1932
Revolução Constitucionalista de 1932;* ou Revolução de 1932 ou ainda Guerra Paulista;* foi um movimento armado que aconteceu em 1932 no estado de São Paulo;* entre os meses de julho e outubro;* que visava derrubar o governo provisório de Getúlio Vargas e convocar uma Assembleia Nacional Constituinte.
O estado de São Paulo lutou praticamente sozinho contra o regime provisório de Vargas. Getúlio conseguiu apoio de alguns estados e conseguiu a vitória armada;* enviando representantes do movimento contra o regime para o exílio em Portugal. O saldo final foi muitas mortes para ambos os lados do conflito;* porém em 1933 houve a Assembleia Nacional Constituinte e em 1934 foi concluída a constituição.
Por conta do estado de São Paulo lutar sem muitos aliados;* o feriado é predominante no estado;* e como Tupã teve ex-combatentes na Revolução;* anualmente é feita a homenagem a eles. Segundo a Gerente Geral do Museu Índia Vanuíre;* Tamimi Borsatto;* “No total;* foram 87 dias de combates;* (de 9 de julho a 4 de outubro de 1932 - sendo o último dois dias depois da rendição paulista);* com um saldo oficial de 934 mortos;* embora estimativas;* não oficiais;* reportem até 2200 mortos;* sendo que numerosas cidades do interior do estado de São Paulo sofreram danos devido aos combates.”
Mais informações sobre o evento de 9 de julho estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã” e Instagram @secretariadeculturatupa.
Tupã