A prefeitura;* por meio da Secretaria Municipal de Obras e Trânsito está investindo na implantação de faixas elevadas de pedestres em diversos locais da cidade. Recentemente a equipe da Secretaria construiu 4 faixas elevadas sendo na baixada da Avenida Tamoios;* defronte ao Condomínio São Vicente;* rua Marília no cruzamento com rua Osvaldo;* rua Caingangs;* defronte à Praça João Colucci e defronte à Faculdade Faccat.
O diretor do setor de trânsito;* Célio de Oliveira;* explicou que a Secretaria de Obras e Trânsito implantou as faixas para aumentar a segurança de pedestres e chamar a atenção dos motoristas. Segundo ele;* o objetivo é o de assegurar a redução de velocidade dos veículos e a travessia segura de pedestres nas vias de fluxo intenso;* como nas de acesso a escolas;* serviços em saúde e outros locais de grande circulação de pessoas.
“Estamos executando a construção de várias faixas elevadas para pedestres no trânsito local da cidade. Já implantamos quatro dispositivos em pontos necessários devido ao grande fluxo. A maior vantagem dessas faixas elevadas é que além de obrigar a redução de velocidade;* também auxiliam na travessia dos pedestres oferecendo uma passagem no mesmo nível da calçada. Queremos oferecer uma passagem segura aos motoristas;* mas principalmente aos pedestres;* idosos;* crianças e portadores de necessidades especiais”;* disse.
Célio de Oliveira ressaltou ainda que todas as faixas elevadas foram construídas dentro dos critérios e padrões da resolução 495/2014 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A implantação de novas faixas elevadas será estudada pelo Conselho Municipal de Trânsito;* de acordo com sua necessidade.
“Todos os dispositivos que foram implantados foram estudados pela Secretaria de Trânsito;* junto com o Conselho de Trânsito. Vamos continuar estudando e analisando as reais necessidades de nossa cidade e;* se for preciso;* vamos continuar o trabalho de implantação de faixas elevadas em demais locais”;* concluiu.
Tupã