Está marcada para acontecer no dia 14 de novembro, na Estância Turística de Tupã a solenidade de fundação Oficial da Academia Tupãense de Letras (ATL).
A primeira reunião com os escritores do município, ocorreu no dia vinte e sete de agosto do corrente ano, data que ficou marcada como histórica para a literatura do município.
O seguimento da literatura atendendo a um convite da Secretaria Municipal de Cultura reuniu - se na Biblioteca Municipal Professor Tobias Rodrigues, com o objetivo de discutir o andamento e a criação dessa associação civil.
Noite memorável onde uma classe artística se uniu para fortalecer a busca de um ideal, tornando o dia 27 de agosto de dois mil e treze, marco histórico na vida da literatura Tupãense.
O secretário de Cultura Charles dos Passos, disse que a criação desta entidade cultural é de grande valor, pois a sua implantação valorizará o município dando um incentivo maior a cultura geral e a literária em particular nas modalidades erudita e popular, mesmo porque a cidade de Tupã sendo uma Estância Turística se destacará a nível de Estado, que tange à literatura, prova disto que o idealizador da Academia Dr. Alcione Alcântara, grande escritor e membro de várias academias no Brasil, vem se embasando em outras academias para que a Academia Tupãense de Letras, se destaque em todos os níveis.
Para o secretário, a Academia Tupãense de Letras beneficiará a cultura como um todo, além de favorecer ainda mais à cultura livresca, cultura refinada e a cultura escrita.
“A Estância Turística de Tupã tem entre seus munícipes diversos poetas, além de grandes escritores que se destacam nos movimentos da literatura modernista, realista, do movimento romântico, nas ciências e artes, escritores com textos publicados em coletâneas de difusão internacional, como o caso do poeta Carlos Marcos Faustino com poemas e crônicas em livros que estão em Portugal. Por esse motivo a implantação desta Academia é de importância imprescindível, e notamos nesta reunião que muitos dos escritores presentes possuem o perfil para se tornarem membros da Academia Tupãense de Letras”. Destacou Charles.
Acalentando um sonho, o Dr. Alcione, que há muito almeja a criação desta associação, buscou junto ao Prefeito Manoel Gaspar e ao vice Thiago santos apoio para a realização deste desejo antigo, onde atendido de pronto, foi encaminhado para uma reunião com o secretário de cultura Charles dos Passos, que ao tomar conhecimento do anseio e desejo do ilustre, abraçou a causa, agendando a solene reunião com os literatos de Tupã. Uma reunião inédita segundo o médico, que durante cinco anos buscou formas para conseguir tal intento.
“Faz cinco anos que estou na busca, por esta noite que é marco histórico em Tupã, reunir tantos escritores parecia algo impossível, mas vejo que com o apoio de nosso Prefeito através da Secretaria de cultura, com a Câmara representada pelo vereador Luis Carlos Sanches mais um visionário e lutador pela cultura Tupãense, enfim a ATL será fundada, esta é apenas a primeira reunião preparatória de fundação da Academia Tupãense de Letras tudo parece ser um sonho que enfim vejo que poderei realizar”. Salientou Dr. Alcione.
Como grande apoiador da cultura Tupãense o Vereador Luis Carlos Sanches, também contribuiu para esta noite memorável do dia vinte e sete de agosto de dois mil e treze, pois no ano de Dois mil e onze no inicio de suas audiências publicas onde reunia os seguimentos artísticos, sempre almejou junto com o médico o desejo da criação desta Academia de Letras para a valorização do trabalho literário dos escritores de Tupã, lutando pela união dos seguimentos e fomentação da arte e cultura local.
“A primeira semente para a criação desta Academia foi lançada em Dois mil e onze, fruto das audiências Públicas, que realizava com os seguimentos artísticos de nosso município e onde o Dr. Alcione sempre presente, demonstrava o forte desejo desta criação, sendo nosso maior trabalho a fomentação da arte e cultura de Tupã vejo nesta reunião a concretização de um projeto a anos esperado pela classe literária Tupãense”.Finalizou o nobre vereador
Tupã