Oficina “Som das Koisas: Música com Suacata” tem inscrições abertas

Obras e Planejamento - Segunda-feira, 30 de Julho de 2018


Oficina “Som das Koisas: Música com Suacata” tem inscrições abertas

Já estão abertas as inscrições para a oficina cultural “Som das Koisas”;* que podem ser realizadas até o dia 4 de agosto;* na Secretaria Municipal de Cultura;* na avenida Tamoios;* 1.685 . Os interessados podem se inscrever presencialmente ou pelo telefone (14) 3491-3015.

Os dados necessários para a inscrição é nome;* RG;* telefone e e-mail com classificação indicativa de 16 anos. A atividade integra a itinerância estadual do MIA - Festival de Música Instrumental de Araçatuba.

“Som das Koisas: Música com Sucata” é uma realização Poiesis Organização Social de Cultura;* Oficinas Culturais do Estado de São Paulo;* MIA – Festival de Música Instrumental de Araçatuba e Prefeitura da Estância Turística de Tupã;* através da Secretaria Municipal de Cultura. A oficina será coordenada por Everton Gennari e apresenta 25 vagas disponíveis e será realizada na Biblioteca Municipal “Professor Tobias Rodrigues” nos dias 9 e 10 de agosto;* das 18 às 22 horas.

Os objetivos da oficina são proporcionar conscientização musical com instrumentos alternativos;* favorecer a formação de conceitos ecológicos e de sustentabilidade; desenvolver habilidades referentes a musica;* canto;* teatro e dança e estimular o protagonismo musical.

A oficina oferece também instrumentos conceituais que permitam a sensibilização e a transformação do ser e;* consequentemente do meio onde está inserido.

O trabalho também visa proporcionar a orientação musical objetivando estreitar os vínculos com novos estilos musicais que não estão tão habituados a ouvir e sua participação efetiva na construção e resgate de valores universais;* ética e cidadania.

A justificativa do tema abordado é inserção da música nas pessoas e ao redor das mesmas;* muito mais do que o imaginado; e que sem perceber;* estão fazendo música e ouvindo sons; e se juntar;* constituirão grandes e maravilhosas melodias.

O diretor de cultura;* Lucas Godoy;* destacou a importância do ensino da música;* e da ecologia como um fator relevante para despertar o interesse nas pessoas em aprender música.

“A música é muito importante para a vida das pessoas;* pois ela motiva;* alegra;* consola e pode mudar a vida das pessoas. A oficina mostra uma nova característica da música: a ecologia. Através da música feita com instrumentos improvisados ou reciclados é possível ajudar a natureza e expressar os sentimentos”;* destacou.

O secretário de Cultura;* Renato Gonzalez;* destacou a importância da oficina em Tupã;* e comentou sobre a importância da ecologia e da música;* e valoriza a junção das duas em prol de um futuro melhor e do aprendizado.

“É muito importante cuidar da natureza;* para que as futuras gerações possam ter qualidade de vida;* e nada melhor do que fazer isso aprendendo e através da música. A oficina tem uma ótima proposta;* acredito que a população vai despertar interesse por um assunto tão atual e relevante”;* destacou.

Renato convidou a população a participar da oficina;* comentando que é interessante para o futuro saber aproveitar a matéria prima e reciclar objetos. “Convido a população a participar da oficina;* pois creio que será muito proveitosa;* com aprendizado sobre música e ecologia; dois grandes temas que não se desatualizarão tão logo. A ecologia de hoje será muito importante para o futuro;* pois será fundamental saber usar racionalmente a matéria prima disponível e reciclar objetos”;* convidou.

Palestrante

Everton Gennari é diretor da Cia. Banda Tribuss desde 2011 (A Cia. Banda Tribuss é uma Cia. Que faz teatro e show musicais tudo a partir do reaproveitamento). Orientador específico de Música no Teatro no Programa de Qualificação em Artes Projeto Ademar Guerra;* entre os anos de 2015 e edição de 2017. Orientador de música com sucata no Projeto “Doce Cuidado” na Associação dos Diabéticos de Birigui para adolescentes desde Abril desde 2012.

Orientador de música com sucata na ONG Pró Criança. Atuante em direção musical com grupos de teatro da região de Araçatuba e do estado de São Paulo. Executou a função de coordenador e orientador de um Projeto Cultural/Social no “Centro de Referência da Juventude” pela prefeitura municipal de Birigui;* entre os anos de 2011 e 2017.

Mais informações sobre a oficina “Som das Koisas” estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã e das Oficinas Culturais no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* “Oficinas Culturais” e pela hashtag “#4MIA”; Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã