Terminam nesta terça-feira (31) as ações da campanha de combate e prevenção às hepatites virais;* “Julho Amarelo”. Até o momento;* quase 200 coletas de sangue foram realizadas em diversas partes do município;* sendo 97 apenas no último sábado (28) na Rodoviária Velha.
Até o momento;* já foi identificado um caso positivo de Hepatite C. Além das coletas para identificação de hepatites (que são o principal alvo da campanha);* a Secretaria Municipal de Saúde também tem efetuado exames de outras infecções sexualmente transmissíveis. Com as coletas;* foram identificados dois casos de HIV e cinco de sífilis.
De acordo com a enfermeira do Ambulatório de Moléstias Infecciosas;* Anaile Virginia Genovez Michelotti;* os pacientes positivos não apresentavam nenhuma sintomatologia das doenças. “Por isso é importante que a população se sinta vulnerável e compreenda a importância de realizar este teste ao menos uma vez na vida”;* enfatizou.
Cronograma da Campanha
A campanha Julho Amarelo conta com ações que estão sendo realizadas em
diversos pontos do município como testagem;* orientação e distribuição de material
informativo;* esclarecendo a população da existência das hepatites e suas formas de transmissão e tratamento.
Nesta terça-feira (31) uma equipe do Ambulatório de Moléstias Infecciosas estará realizando coletas no Reciclar;* das 13h30 às 16 horas. Além dos pontos de coleta;* os moradores também podem procurar o Ambulatório de Moléstias Infecciosas de Tupã para coleta de sangue;* no período das 7 às 17 horas;* de segunda a sexta-feira.
Público alvo
O público alvo da campanha Julho Amarelo são os indivíduos com transfusão de hemoderivados até 1993 e transplantes; uso de drogas ilícitas intravenosas ou inalatórias; passado de uso de seringas de vidro; hemodiálise prolongada e acidentes biológicos; procedimentos como manicures;* tatuagens e piercings; HSH com práticas sexuais de risco; infecção pelo HIV; transmissão vertical; populações vulneráveis como presidiários ou ex-presidiários;* sem teto;* etc; elevação de transaminases ou hepatopatia sem causa clara; pessoas acima de 40 anos e diabéticos.
No entanto;* qualquer pessoa pode procurar os pontos de coleta de sangue da campanha;* que seguirão um cronograma e a cada dia da semana estarão em uma região diferente do município.
Hepatites B e C
Em grande parte dos casos;* as hepatites virais são doenças silenciosas;* o que reforça a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites.
Causada pelo vírus B (HBV);* a hepatite do tipo B também é chamada de soro-homóloga. Está presente no sangue;* no esperma e no leite materno;* a hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível.
Entre as causas de transmissão estão as relações sexuais sem camisinha com uma pessoa infectada; da mãe infectada para o filho durante a gestação;* o parto ou a amamentação; ao compartilhar material para uso de drogas (seringas;* agulhas;* cachimbos);* de higiene pessoal (lâminas de barbear e depilar;* escovas de dente;* alicates de unha ou outros objetos que furam ou cortam) ou de confecção de tatuagem e colocação de piercings e por transfusão de sangue contaminado.
O diagnóstico é feito por meio de exame de sangue específico. Após o resultado positivo;* o médico indicará o tratamento adequado.
Para evitar a doença;* basta tomar as três doses da vacina;* usar camisinha em todas as relações sexuais e não compartilhar objetos de uso pessoal. Além disso;* toda mulher grávida precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as hepatites.
Atualmente;* o Sistema Único de Saúde disponibiliza gratuitamente vacina contra a hepatite B em qualquer posto de saúde. A imunização só é efetiva quando se toma as três doses;* com intervalo de um mês entre a primeira e a segunda dose e de seis meses entre a primeira e a terceira dose.
Já a Hepatite C é causada pelo vírus C;* que assim como o vírus causador da hepatite B;* está presente no sangue e possui as mesmas formas de transmissão. O surgimento de sintomas em pessoas com hepatite C aguda é muito raro. Entretanto;* os que mais aparecem são cansaço;* tontura;* enjoo e/ou vômitos;* febre;* dor abdominal;* pele e olhos amarelados;* urina escura e fezes claras.
O diagnóstico precoce da hepatite amplia a eficácia do tratamento. Existem centros de assistência do SUS em todos os estados do país que disponibilizam tratamento para a hepatite C.
Tupã