Inovações e Organização foram ponto alto da 17ª Comitiva dos Tropeiros

Educação - Terça-feira, 07 de Maio de 2013


Inovações e Organização foram ponto alto da 17ª Comitiva dos Tropeiros

Desfile na Tamoios;* novos trajetos e envolvimento da cidade agradou comitivas de Tupã e Região

Uma festa de tupãenses com a participação de tupãenses. Foi desta maneira que a população de Tupã e integrantes das comitivas locais definiram a 17ª edição de um dos eventos mais tradicionais da cidade. Criada pelo prefeito Manoel Gaspar ainda em sua primeira administração;* como forma de homenagear pioneiros do tropeirismo;* envolver a população da cidade e ao mesmo tempo atrair visitantes;* a Comitiva dos Tropeiros havia perdido seu caráter local nos últimos anos.

A festa deste ano teve a preocupação de buscar o envolvimento da população;* criando alguns atrativos que fizeram a cidade se mobilizar e acabou chamando a atenção e ganhando a simpatia do cidadão e do comerciante local;* que na manhã do último sábado viu a Avenida Tamoios com um público maior do que o habitual;* para conferir a passagem das mais de 30 comitivas que estiveram em Tupã participando da festa.

O desfile;* organizado para homenagear a cidade com a passagem de alguns integrantes das comitivas visitantes foi aberto pelos Chapéus Brancos;* grupo tupãense coordenados por Aldo Turra e Luiz Gonzaga Tovo;* o “Nanghinho”;* que desde 1946 realizam eventos voltados a preservação da memória do tropeiro. Em seguida vieram às demais comitivas;* sempre trazendo a frente suas bandeiras e na seqüencia as famílias que compõe cada comitiva.

A população de Tupã que estava na Avenida Tamoios para acompanhar a passagem das comitivas ou indo ao comércio;* aplaudiu e gostou muito;* porque muitos não conheciam as comitivas;* porque sempre ficavam concentradas na Exapit. O público e principalmente os comerciantes gostaram do desfile;* da forma organizada com que as comitivas subiram a Avenida Tamoios e da forma que a prefeitura conduziu todo o trajeto;* sem interditar todo centro comercial de Tupã e limpando o caminho por onde passaram todos os animais.

Outro atrativo que levou muitas famílias para a festa foi a realização de dois almoços em Tupã;* aberto ao público que quisesse adquirir seus convites e também conhecer parte do ritual de uma comitiva. O almoço de domingo;* com um grande churrasco e o encerramento da Comitiva com a presença dos tropeiros de outras cidades agradou muito a população;* que nos últimos anos tinha como encerramento um show no domingo a noite;* mas sem a presença de praticamente nenhuma comitiva;* que já haviam deixado a cidade no período da tarde.

Na avaliação da Secretária de Turismo;* Marcia Félix;* a comitiva deste ano mostrou que é possível inovar e continuar fazendo uma grande festa;* porque as comitivas participam. “Foi uma festa muito especial;* envolvemos vário segmentos da comunidade e fizemos uma grande Comitiva. Tivemos problemas;* principalmente pela falta de documentos das comitivas anteriores;* que sumiram todos;* mas superamos cada obstáculo e o mais importante é que terminamos com o saldo positivo de termos feito uma grande festa não apenas para os nossos visitantes;* mas também para a população de Tupã”;* disse.

DEPOIMENTOS

Incentivador do tropeirismo;* Aldo Turra;* 85;* foi o baluarte do evento. A idade não esconde seu espírito tropeiro;* pelo contrario;* mostra-se muito a vontade de participar deste gênero de evento ao qual sempre se dedicou. Um dos fundadores do Chapéu Branco;* Aldo Turra;* contou as façanhas de quando o gado percorria grandes distancias para então chegar ao seu destino final.

Aldo Turra disse que o gado vinha de Goiás até as fazendas da região. “Eles saiam de lá gordos e chegavam aqui magros;* já que percorriam grandes distâncias;* guiados pelos tropeiros. Na viagem;* eles traziam suas traias;* mantimentos. No almoço;* eles comiam charque;* arroz e feijão tropeiro”. Aldo enfatizou que a Comitiva dos Tropeiros de Tupã é um evento que deve ser realizado sempre;* para que as gerações futuras preservem a cultura. “Durante séculos o Brasil foi puxado no lombo de animais”.

Já seu parceiro do grupo dos Chapéus Brancos;* Luis Gonzaga Tovo “Nanguinho” disse que desde pequeno já gostava de andar a cavalo. Nanguinho que há 20 anos decidiu resgatar o tropeirismo em Tupã;* contou que foi influenciado pelo antigo pecuarista Aldo Turra. “Este evento é o maior de toda região;* começamos há 20 anos este evento que agora tem o apoio da Prefeitura da Estância Turística”.

A chefe das cozinheiras;* Lucilia Pereira;* lembrou da fase quando o Nanguinho montou o grupo de tropeiros para reviver o velho tropeirismo que é praticado em Tupã e região. “Eu fazia a comida tropeira desde a época em que o Nanguinho ia para o Rio do Peixe”. Lucília destacou que faz seu trabalho com prazer e dedicação. “Primeiro tem que ter vontade;* não importa para quem você vai cozinhar;* faço tudo com qualidade”.

Foram 72 horas sem dormir praticamente;* conta Lucília que deu conta para preparar as refeições para 750 pessoas em média. Também fez questão de parabenizar sua equipe;* que esteve em sintonia com ela o tempo todo. O cardápio estava para lá de especial. Durante os três dias de Comitiva dos Tropeiros foram preparados pratos típicos tropeiros como galinhada;* arroz e feijão tropeiro e boi no rolete acompanhado de arroz;* farofa e saladas.

Allan Cristian;* da comitiva da Fazenda Jatobá;* de Iacri;* disse que é a terceira vez que participa da comitiva em Tupã. Tudo o que foi anunciado foi realizado;* “Estava muito bom o evento”. Seu amigo;* também da mesma comitiva;* Pedro Henrique Deo;* disse que o evento estava bem organizado. “Eu gostei muito;* este é o terceiro ano seguido”.

Claudionor da Silva;* da comitiva Chicote Estrala;* disse que é a primeira vez que participa do evento. “Estava muito organizado. Muito Bom. Tem que continuar”. Para Alex Sanches;* também da Comitiva Chicote Estrala;* disse que se divertiu bastante. “É muito bom este evento porque a gente faz novas amizades fica conhecendo mais pessoas”. Da mesma comitiva;* Paulo Sérgio Fernandes;* disse que participa do evento há quatro anos. “Cada vez melhor”.

João Felipe;* que estava junto com sua comitiva;* disse que o evento a cada ano esta melhor. “Está de parabéns a organização”. Seu colega;* Guilherme Pontelli;* disse que esta foi a primeira vez que participa do evento;* “Também gostei muito da organização”.

Weslei Rodrigues Gasparotto;* da Comitiva Cascudo;* de Ribeirão do Sul;* disse que gostou muito da organização e dos shows. “Estava muito bom;* estão de parabéns os organizadores”. Também seu colega;* Flavio Henrique de Souza;* disse que participa da Comitiva há quatro anos. “Sempre muito bom. A organização esta de parabéns. Havia um controle maior dos carros para não atrapalhar a cavalgada”.

Prefeitura da Estância Turística


Tupã