As duas oficinas culturais realizadas pela prefeitura;* através da Secretaria Municipal de Cultura;* superaram todas as expectativas. As oficinas “Meu Som na Pauta” e “O Som das Koisas” tiveram início no último dia 4 e se encerraram no dia 11;* abordaram os temas assessoria de imprensa e a música como forma de ecologia.
As duas oficinas foram realizadas em parceria com a Poiesis Organização Social de Cultura;* Oficinas Culturais do Estado de São Paulo e MIA – Festival de Música Instrumental de Araçatuba.
De acordo com o secretário de Cultura;* Renato Gonzalez;* as duas oficinas superaram as expectativas tanto com relação aos assuntos abordados;* quanto conhecimento e público.
“As oficinas tinham como tema música;* ecologia e imprensa;* porém os conhecimentos adquiridos foram mais aprofundados;* graças às experiências ali trocadas”;* afirmou Renato.
As oficinas foram conquistadas durante visita do secretário de Cultura à sede da Poiesis em São Paulo;* realizada no último dia 17 de julho e atenderam cerca de 40 pessoas.
“Meu Som na Pauta”
A oficina “Meu Som na Pauta” teve início no dia 4 de agosto e foi encerrada no dia 11. Com a coordenação da cantora e jornalista Talita Rustichelli;* os participantes puderam aprender como se comunicar com a imprensa e como enviar material relacionado às obras.
Dentre os temas abordados estavam a criação de mailing lists;* release;* press kit e muitos outros assuntos relacionados à assessoria de imprensa. O objetivo da oficina era ensinar técnicas para os artistas se relacionarem com a imprensa;* independente do veículo a ser divulgado;* para que as obras se tornem notícias e ganhem mais espaço na mídia.
“O Som das Koisas”
Já a oficina “Som das Koisas”;* coordenada por Everton Gennari;* teve encontros nos dias 9 e 10;* com foco na ecologia através da música. Os participantes puderam notar as possibilidades de se produzir música através de reaproveitamento de objetos;* até mesmo sucatas.
Os objetivos principais da oficina era a conscientização musical com instrumentos alternativos; favorecer um pensamento ecológico;* especialmente quando se trata de música; reflexão a respeito do meio em que o indivíduo está inserido;* a fim de desenvolver um pensamento mais profundo a respeito da música e da natureza.
O diretor de cultura;* Lucas Godoy;* comentou a importância das oficinas para os artistas e amantes da música de Tupã. Ele destacou que ações mais conscientes podem começar a partir da música e ressaltou que os artistas poderão utilizar o conhecimento adquirido para ampliar o alcance de suas obras e criar obras mais ecológicas.
“Gostaria de agradecer aos coordenadores das oficinas;* ao secretário municipal de cultura e ao público que participou. As oficinas proporcionaram conhecimento para os artistas criarem obras mais ecológicas e também ampliar o alcance de suas obras através das técnicas abordadas”;* comentou.
Renato Gonzalez também agradeceu aos coordenadores das oficinas;* ao público presente e à parceria com a Poiesis. Ele destacou ainda que as técnicas adquiridas através das oficinas irão aprimorar as obras e facilitar a comunicação com a mídia.
“Agradeço aos coordenadores das oficinas;* que dividiram o saber com os participantes; aos participantes que buscaram mais conhecimento; e à Poiesis;* no nome de Kéroly Gritti e Fernando Fado;* que proporcionaram tais oficinas. Projetos como estes são bem-vindos;* pois fomentam a cultura e proporcionam conhecimento”;* agradeceu.
“Creio que através das técnicas abordadas nas oficinas;* os participantes poderão realizar trabalhos mais conscientes e ecológicos; e também criar meios de divulgar melhor seus trabalhos;* através de técnicas de assessoria de imprensa”;* destacou.
O secretário finalizou agradecendo o prefeito Ricardo Raymundo e e vice-prefeito Caio Aoqui pelo apoio e dedicação para realizar os projetos relacionados à cultura de Tupã.
“Gostaria de fazer um agradecimento especial a duas pessoas que lutam muito pela cultura de Tupã;* e apoiam muito os projetos da Secretaria Municipal de Cultura; prefeito;* Ricardo Raymundo; e vice-prefeito;* Caio Aoqui. Estes são parceiros e defensores da cultura;* e estão sempre nos apoiando em projetos como este”;* concluiu.
Mais informações sobre as oficinas “Meu Som na Pauta” e “Som das Koisas” estão disponíveis na página da Secretaria Municipal de Cultura de Tupã e das Oficinas Culturais no Facebook “Secretaria Municipal de Cultura de Tupã”;* “Oficinas Culturais” e pela hashtag “#4MIA”; Instagram @secretariadeculturatupa e pelo telefone (14) 3491-3015.
Tupã